Blogs no Senado Federal – Café com Blogs

Um convite ótimo foi feito a minha pessoa pelo Manoel Fernandes da Bites no último dia 12 e tive oportunidade de conhecer Brasília e…

Por Editorial MDT em 15/04/2010

Um convite ótimo foi feito a minha pessoa pelo Manoel Fernandes da Bites no último dia 12 e tive oportunidade de conhecer Brasília e o Senado Federal. O objetivo da visita foi mostrar ao Senado como aumentar a forma de comunicação oficial da Casa, através de blogs, twitter, comunidades online, etc.

O encontro foi realizado a convite da Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado junto com outros 6 blogueiros no último dia 12 de Abril no Senado Federal, tive a oportunidade de rever colegar e conhecer outros blogueiros altamente profissionais e pessoas que trabalham no Senado como por exemplo a Cláudia Fernandes que nos atendeu super bem.

Para mim foi uma experiência única, consegui mostrar um pouco do que aprendi em quase 3 anos de trabalho com blogs, revelando o quanto pode ser útil um blog e formas de ficar melhor posicionados nos motores de busca. Junto com meu amigo Rodrigo Tebaldi do blog Vaicomtudo que conheci pessoalmente lá falamos um pouco de nossas experiências e boas práticas que fazemos em relação aos blogs na internet.

Estiveram lá blogueiros das antigas e outros que não conhecia ainda: Samanta Shiraishi do blog “A Vida como a Vida Quer“, Wagner Fontoura do “Bombust” que foi o primeiro blogueiro que conheci no blogcamp de 2007, Sérgio Cavalcanti do Frasear, Claudir Segura do blog “Moda para Usar“, Marcos Alencar do Blog Marcos Alencar .

Uma coisa que chamou minha atenção foi  o Senado estar interessado em participar de forma “correta” nas Redes Sociais e não apenas “jogar” conteúdo na rede e não se preocupar com a interação com os internautas que considero a parte mais importante. O intuito foi mostrar todo processo para deixar mais transparente (monitorar, responder, atuar de maneira estruturada), ainda mais se tratando do Senado Federal.

Falei pra alguns colegas que o Senado é um outro mundo, tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos muitos ambientes, TV Senado – uma estrutura na qual dívulga as conferências em tempo real para internet e televisão, Rádio do Senado, Jornal do Senado, Agência do SENADO, Blog do Senado todos com uma estrutura moderna.

No encontro o Presidente José Sarney ficou impressionado e empolgado com nossa visita, o tempo da “reunião” seria de 15 minutos, mas ele gostou tanto que ficamos conversando sobre mídias socias por volta de 2 duas horas. Ele achou interessante meu caso onde um jovem de 24 anos apenas é dono de um blog que gera milhões de visitas por mês ultrapassando portais que estão na mídia tradicional há anos.

É o poder das mídias sociais, hoje o poder não está mais nas mãos dos grandes portais, qualquer um pode falar na rede, subir um vídeo, produzir conteúdo, dizer o que acha de determinada empresa. “É um caminho sem volta”, palavras do próprio Sarney que concordo em grau e gênero.

Para finalizar indico ótimos artigos que foram escritos pelos amigos blogueiros presentes no encontro:

Links com algumas fotos do encontro dos blogueiros no Senado Federal:

E vocês o que acharam ? Comente e deixe sua opinião sobre o assunto!

Top