Vírus no celular, saiba como se prevenir

Você sabia que não são apenas os computadores que podem ter vírus? Na verdade, os smartphones também podem ser infectados e, como a maioria…

Por Redacao em 18/10/2011

Você sabia que não são apenas os computadores que podem ter vírus? Na verdade, os smartphones também podem ser infectados e, como a maioria dos usuários não sabe disso, eles se tornam alvos fáceis.

Embora existam vírus para, praticamente, qualquer sistema operacional, o Android é o mais vulnerável. Por ser baseado em um sistema de código aberto, ele possui um número muito maior de brechas de segurança.

Onde mora o perigo?

Os sistemas Android  permitem que qualquer aplicativo seja instalado no aparelho e não somente os da sua loja oficial. Por esse motivo, há um número crescente de programas para Android, que podem infectar seu smartphone.

Aviso duvidoso de atualização (PCWorld)

Felizmente, é pequeno o número de pragas que podem efetivamente acabar com os seus dados. Geralmente, os vírus para celular atuam na coleta ilegal de dados do usuário e de toda a sua lista de contatos.

Como se prevenir?

Fique atento para promessas milagrosas em aplicativos gratuitos ou em upgrades. Um dos casos mais comuns, é o dos aplicativos que atualizam a bateria para aumentar a autonomia do aparelho. Além de não terem qualquer efeito benéfico, muitos deles são malwares disfarçados.

O funcionamento do aparelho como o envio de mensagens e emails, sem  sua permissão ou a realização de chamadas por conta própria,  podem ser um sinal de que ele está infectado.

Na dúvida, instale um aplicativo que cuida da segurança do  aparelho. As melhores opções são:

Top