Vírus Ebola chega ao Brasil é verdade ou mito?

Vírus Ebola chega ao Brasil é verdade ou mito? Levantamos essa informação para vocês que estão bem preocupados com a possibilidade de ter a…

Por Élida Santos em 05/08/2014

Vírus Ebola chega ao Brasil é verdade ou mito? Levantamos essa informação para vocês que estão bem preocupados com a possibilidade de ter a saúde afetada pelo vírus do Ebola. Ele é considerado por muitos especialistas o mais perigosos da humanidade na atualidade e voltou com força total nos últimos meses.

Vírus Ebola chega ao Brasil é verdade ou mito? (Foto: Divulgação)

Leia mais informações sobre: Esgotamento Nervoso: Como Reconhecer Os Sintomas

Na Guiné esse vírus já causou a morte de 84 pessoas. Na Libéria o vírus matou sete outras pessoas. Além disso, no Mali, existem muitas suspeitas de mortes por causa desse vírus. Nos países do Ocidente da África está acontecendo uma grande epidemia. Os dados são da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF).

☰ CONTEÚDO

Vírus Ebola Chega ao Brasil é verdade ou mito?

O vírus se chama Ebola por ter sido identificado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo (antigo Zaire), nas proximidades do rio Ebola. O vírus causou desde a sua descoberta cerca de 1.500 mortes na África e é considerado uma ameaça para a saúde mundial. Chegaram a dizer que esse vírus foi considerado agente de guerra biológica.

Saiba mais informações sobre: Mitos E Verdades Sobre Aparelhos Ortodônticos

Casos de Ebola no Brasil estão sendo investigados (Foto: Divulgação)

 

– Vírus Ebola chega ao Brasil é verdade ou mito?

Existe um risco real do Ebola chegar ao Brasil, inclusive, de ter casos em solo nacional, que estão sendo investigados. Porém, não é necessário ter pânico com relação ao Ebola. As pessoas precisam ter respeito pelo vírus, porque a epidemia é real, mas não é nada que está comprovadamente fora da África. Existem alguns casos sendo investigados, no entanto, nada confirmado.

Transmissão do Ebola

O vírus do Ebola pode ficar encubado por até duas semanas, sendo que os principais sintomas desse vírus são febre forte, dores de cabeça e musculares, conjuntivite e debilidade. Quando o problema está mais forte os sintomas são muito agudos, como vômitos, diarreia e hemorragias. A transmissão do vírus Ebola acontece por vias respiratórias ou por contato com fluidos corporais das pessoas infectadas, como suor, por exemplo.

Hospedeiro do Ebola

Quando o Ebola surgiu ninguém sabia quem era o hospedeiro. No entanto, chegaram a conclusão de que os morcegos do tipo frugívoro são os hospedeiros do vírus. Esse morcego alimenta-se de frutas e o vírus se dissemina desse modo.

Anos atrás achavam que o hospedeiro do Ebola eram os gorilas. Algumas pessoas ainda acreditam que o vírus fica hospedado nos gorilas ainda. Porém, exames mostraram que na verdade o Ebola estava hospedado nos morcegos.

Top