Violetas: como cuidar, dicas

PUBLICIDADE
Com cuidado elas ficarão sempre lindas. (Foto:Divulgação)

Embora não sejam as mais perfumadas as violetas estão presentes em quase todas as residências das pessoas que gostam de cultivar flores. Elas são preferência nacional por serem muito coloridas e bem fáceis de cuidar. Originárias da África do Norte possuem várias espécies que em alguns casos podem chegar a mais de 15 centímetros de altura.

As violetas são flores que ocupam pouco espaço, oferecem charme e cor para o ambiente e trazem aquela sensação de harmonia que poucas outras conseguem oferecer. Embora sejam fáceis de manter, elas precisam de alguns cuidados, leia e saiba quais são eles.

Como cuidar de Violetas:

Esse tipo de flor se adapta facilmente a qualquer tipo de vaso, mas em vasos de barro elas se dão muito melhor, já que estes absorvem a umidade que é a responsável maior pelo apodrecimento das raízes da planta.

PUBLICIDADE

É preciso ter muita atenção ao fazer a rega. Nunca molhe as folhas, isso pode fazê-las apodrecer. Caso tenha por hábito colocar água no prato, pelo menos uma vez por mês regue a terra para diminuir a concentração de sair minerais. Saiba que as plantas no geral não gostam de cloro, inclusive as violetas. Use água mineral na rega ou ferva a água da torneira e deixe-a esfriar. Quando estiver muito quente, no verão, por exemplo, é preciso regar duas vezes por semana e no inverno apenas uma.

As violetas gostam de luz, mas evite o sol direto. A temperatura ideal para manutenção dessa planta é de aproximadamente 25ºC, com raios solares filtrados, isso pode ser feito por um vidro de janela ou cortinas.

Lindas em todas as cores. (Foto:Divulgação)

Caso more em apartamento confira algumas dicas importantes lendo: Como cuidar de violetas em apartamento.

Ao adubar procure fertilizantes específicos para esse tipo de planta. Faça periodicamente e alterne com farinha de osso e húmus de minhoca.

PUBLICIDADE

Caso  queira trocá-la de vaso é recomendado seguir um pequeno roteiro de plantio.

Primeiro, coloque algumas pedras no fundo. O suficiente para fazer uma camada fina. Misture terra comum, duas partes de terra vegetal e uma parte de vermiculita enchendo até a metade do vaso. Feito isso, plante a sua muda colocando a raiz bem no centro. Complete a mistura de terra feita anteriormente e regue bastante. O limite da rega é quando começar a escorrer pelo prato.

PUBLICIDADE
Coloque a mistura de terra até a metade. (Foto:Divulgação)

Para saber mais sobre como cuidar das suas plantas leia: Dicas para manter as flores bonitas e cheirosas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.