Violência doméstica: como fazer uma denúncia

A violência doméstica é resultado de uma agressão física ou psicológica, cometida principalmente contra crianças e mulheres. Quando este tipo de abuso acontece dentro…

A violência doméstica é resultado de uma agressão física ou psicológica, cometida principalmente contra crianças e mulheres. Quando este tipo de abuso acontece dentro de casa, ele pode gerar diferentes problemas na vida pessoal, como sofrimento, medo e constrangimento.

Muitas mulheres sofrem em silêncio com a violência doméstica. (Foto:Divulgação)

De acordo com dados de uma pesquisa do Instituto Avon / Ipsos, cerca de 2 milhões de mulheres brasileiras são vítimas de violência doméstica. Delas, apenas 63% tem coragem de denunciar a agressão.

Os atos violentos dentro de casa representam um problema que não escolhe cor, etnia ou classe social. Prova disso é o fato de que muitas famosas lidaram com violência doméstica e resolveram falar sobre o problema para conscientizar as outras mulheres.

As formas de violência doméstica

Existem diferentes tipos de violência que são cometidos contra a mulher, como é o caso da sexual. Os atos sexualmente violentos incluem sexo forçado dentro do casamento ou namoro, negação ao uso de contraceptivos e aborto obrigado.

Outra forma de violência doméstica é a física, que pode se manifestar através de empurrões, socos, chutes, cortes, estrangulamento, entre outras atitudes que resultam em lesões.

Por fim, a violência psicológica é outro problema que afeta os lares brasileiros. A mulher ou criança precisa lidar constantemente com xingamentos, privação de liberdade, chantagens e humilhações.

Lei Maria da Penha

Maria da Penha sofreu com a violência doméstica. (Foto:Divulgação)

No Brasil, as mulheres que sofrem de violência doméstica podem buscar amparo na Lei Maria da Penha. O nome da medida legislativa foi dado em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que lutou contra as agressões do marido e ficou paraplégica.

Leia Também:  Título de eleitor 2016: como regularizar o seu

A Lei Maria da Penha tem como objetivo punir as agressões cometidas contra a mulher. O juiz pode determinar pena de 1 a 3 anos de prisão para o agressor, além de obrigá-lo a participar de programas de recuperação.

Como denunciar violência doméstica?

A mulher precisa tomar a atitude certa e acionar a Justiça em casos de violência doméstica. Ela deve ligar para o número 180 e conversar com a central de atendimento da Secretaria de Políticas para Mulheres. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e oferece orientações para resolver o problema.

Pelo número 180 é possível denunciar. (Foto:Divulgação)

Outra central que atende vítimas de violência doméstica é o Disque Direitos Humanos. Para acionar o serviço, basta ligar para o número 100 e registrar a denúncia. As agressões contra crianças, adolescentes e idosos também podem ser denunciadas.

Top