Vinagre na limpeza: como usar

Atualmente, nos deparamos com dezenas de tipos de produtos de limpeza, nas prateleiras dos supermercados. Cada um deles oferece soluções para o lar e…

Por Editorial MDT em 10/03/2013

Atualmente, nos deparamos com dezenas de tipos de produtos de limpeza, nas prateleiras dos supermercados. Cada um deles oferece soluções para o lar e chegamos a ficar confusos sobre qual escolher. Tudo o que se quer é praticidade e eficiência, afinal, limpar a casa é algo desgastante e requer muita disposição física. Então, tudo que promete mais facilidade para esta tarefa, rapidamente vai para dentro do carrinho de compras. Entretanto, poucas pessoas sabem usar vinagre na limpeza e desconhecem as suas propriedades. Na realidade, este simples produto, que normalmente usamos nos alimentos, é um ótimo aliado para limpar a casa. Veja algumas formas de usá-lo.

Sozinho ou misturado com outros produtos, o vinagre é ótimo para limpezas (Foto: Divulgação)

Pisos e tapetes

É possível adiar a data de lavagem do tapete, usando vinagre na sua limpeza. Ele ajuda a retirar sujeirinhas e também neutraliza odores. Basta fazer uma solução com vinagre e água, colocando partes iguais dos dois. Em seguida, umedeça uma esponja e passe no tapete todo. Se achar necessário, repita o procedimento, mas antes espere a aplicação anterior secar. Após isso, deixe que o tapete seque (de preferência, ao sol) e volte a usá-lo. Usar vinagre na limpeza do tapete também é útil para retirar manchas diversas. Neste caso, aumente a quantidade de vinagre na água e passe a bucha, quantas vezes forem necessárias.

Pode-se, também, limpar pisos com vinagre, inclusive os de madeira. Em pisos comuns, basta misturar 1 xícara do produto e 3 litros de água, usando esta solução para passar o pano de chão, sem a necessidade de enxaguá-lo. O mesmo pode ser feito com a madeira, porém com um balde médio de água. Basta passar e esperar secar. Isso retira sujeiras e mantém o piso brilhante.

O vinagre limpa e dá brilho ao piso de madeira (Foto: Divulgação)

Limpando banheiro com vinagre

Vaso sanitário: pode-se colocar vinagre no vaso sanitário, deixando agir por 30 ou 40 minutos. Em seguida, use bicarbonato de sódio, numa bucha ou escova, esfregando o interior do vaso.

Pias e banheiras: umedeça papel toalha com vinagre e coloque sobre manchas de pias ou banheiras, deixando agir por uma hora. Caso o papel seque, molhe-o novamente. Em seguida, é só limpar a área com uma bucha molhada. Faça o mesmo nos ralos da banheira.

O vinagre também ajuda a remover sujeiras grossas do vaso sanitário (Foto: Divulgação)

Usar vinagre na limpeza do banheiro também é uma ótima alternativa para retirar o acúmulo de sabonete e shampoos, nos azulejos, boxes ou cortinas. Basta borrifar vinagre puro nestas áreas, deixando agir por uma hora. Em seguida, borrife novamente e limpe com uma esponja úmida. Para evitar tais manchas, uma ou duas vezes por semana, faça o mesmo, sem esfregar. Borrife e deixe secar.

Veja outras dicas para a casa: Vinagre branco na limpeza: como usar

Confira outras formas de limpar com vinagre: Manchas amarelas nas roupas: como remover

Top