Vidros jateados – como fazer

PUBLICIDADE
Exemplo de vidros jateados .

Os vidros jateados são uma tendência em decoração e estão presentes em portas, janelas, mesas de vidro, potes, entre outros. Ele é o resultado de uma antiga técnica que acaba deixando o vidro opaco. O nome da técnica é graças antiga maneira de jatear os vidros, feita em de jatos de areia. Atualmente este tipo de procedimento é realizado com produtos menos abrasivos, e muitas vezes com desenhos, que além de deixarem os ambientes mais reservados, os deixa mais bonitos e estilosos.

Como fazer vidros jateados em janelas, portas, mesas, entre outros.

Como fazer vidros jateados

Apesar de que é possível comprar este tipo de vidro pronto, também há a possibilidade de fazer a técnica em casa, de maneira muito rápida, simples e barata, confira!

Para jatear vidros lisos e grandes como portas, janelas, divisórias, tampos de mesas, entre outros, são necessários:

PUBLICIDADE

– Esponja de lavar louça

– Detergente

– Água

– Espátula ( ou rodo de pia)

– Adesivo jateado (tamanho necessário)

Umedeça bem a esponja com água e detergente e esfregue no local em que o adesivo será colocado. Com a superfície ainda molhada e cheia de espuma, aplique o adesivo jateado, espalhando-o em cima de todo o local com a espuma – o adesivo pode se mover, mas isto é normal. Fixe bem o adesivo com as mãos e comece a passar a espátula de modo que todas bolhas sejam retiradas e que o adesivo esteja totalmente grudado no vidro. Com a ajuda de uma lamina ou estilete, ainda é possível fazer desenhos no jateado, de modo que ele fique mais estiloso e exclusivo, dependendo apenas da criatividade de cada um.

PUBLICIDADE
Como fazer potes de vidro jateado

Como fazer potes de vidro jateado

A técnica para aplicação de jateamento em potes de vidro é um pouco diferente das que são realizadas em portas, janelas e locais com grandes extensões, mais ainda assim é muito fácil e útil. Confira os materiais necessários:

– Pote de vidro liso

-Álcool

-Adesivo plástico com um desenho qualquer para ser aplicado

-Verniz de acabamento fosco específico para artesanato

-Pincel chato

-Solvente (para limpar o pincel)

-Secador de cabelo

Para começar, é necessário lavar bem o pote de vidro com bastante água e sabão e  deixá-lo bem sequinho. Em seguida, passe um pano embebido em álcool para retirar qualquer resíduo de sujeira, marcas de dedo e gordura do vidro. Depois de deixar secar bem, deve-se aplicar o adesivo, e então passar o verniz com o pincel em todo o pote, menos no fundo e na parte da rosca da tampa.

No momento da aplicação é necessário tomar cuidado para passar o verniz em volta de toda a figura, mas sem passar em cima dela, além de se atentar a quantidade de produto aplicado, preferindo sempre camadas finas e uniformes, pois as grossas podem escorrer e estragar o porte.

Depois de aplicar o produto, basta deixar o pote virado de boca para baixo em um local arejado. Para os que têm pressa, ainda há a opção do secador de cabelos, pegando o vidro pela parte de dentro e secando bem as laterais, de modo que o efeito fosco vá aparecendo gradualmente conforme o verniz seca. Quando o verniz estiver totalmente seco, basta retirar o adesivo com cuidado, revelando o desenho escolhido.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.