Videogame Mega Drive Faz 20 Anos De Existência

O lançamento da gêneses Mega Drive nos Estados Unidos pela Sega, aconteceu a 20 anos para o resto do mundo, inclusive no Brasil. O…

O lançamento da gêneses Mega Drive nos Estados Unidos pela Sega, aconteceu a 20 anos para o resto do mundo, inclusive no Brasil. O console tornou-se o maior sucesso da empresa japonesa e trouxe clássicos como Sonic, Fifa Soccer e Golden Axe. O 16 bits revolucionou com seu processador 68000 da Motorola, que trazia velocidade e mais detalhes aos games de forma jamais vista na época. No entanto, ele acabou ficando conhecido também pelas mal sucedidas extensões de hardware.

Na década de 80, o maior adversário era o Nintendo Entertainment System (NES) de 8 bits e gráficos ultrapassados, mas com um catálogo de centenas de jogos. Após uma tentativa frustrada com o Master System (que só fez sucesso em alguns países da Europa e no Brasil), a Sega decidiu investir em tecnologia e lançou uma plataforma capaz de reproduzir os gráficos das máquinas de árcade da época. Nascia então o Mega Drive/Genesis, que impulsionou também uma forte campanha de marketing nos EUA.

Considerado como o melhor videogame da Sega, o Mega Drive foi pioneiro em diversas áreas. Em 1989, o clássico Strider, da Capcom, foi adaptado pela Sega e tornou-se o primeiro com 8 Mbits , um marco na época. Em 1991, a empresa apresentou ao mundo o primeiro jogo de cartucho com narração por voz, o Joe Montana Sports Talk Football. A série Fifa Soccer, da Electronic Arts, começou nele, em 1994, e persiste até hoje nas novas gerações. Já no final de sua vida, em 1995, o console teve uma conversão de Virtua Racing, um game de corrida todo feito em polígonos chapados, que necessitava de um chip extra o Sega Virtua Processor – SVP.

Chegou o fim: O Mega Drive começou sua derrocada aos poucos. Com a chegada e o sucesso do Super Nintendo (ou Super Famicon, no Japão), também com 16 bits e com a exclusividade do Street Fighter 2 por um tempo, a Sega se viu perdendo terreno e decidiu contra-atacar com periféricos como o Sega CD, um drive externo desajeitado. Já na época do PlayStation, a empresa lançou o 32X, que adicionava poderes de 32 bits ao Mega. Como concorreu não só com o videogame da Sony, mas também com o Saturn da própria Sega, isso acabou de vez o console.

Leia Também:  Fotos de Penteados para noivas

Aquil, onde fez bastante sucesso no começo da década de 90 continua sendo vendido. O Mega Drive foi comercializado pela Tec Toy. Além de trazer um suporte jamais visto em outro videogame no país, a empresa ainda localizou jogos e trouxe a Turma da Mônica para o mundo virtual.

Para quem gosta, os games continuam no mercado!

Top