Videogame 3D, Preços

Assim como a tecnologia 3D está evoluindo nos cinemas e nas nossas casas, com novos aparelhos de TV que possuem esse recurso, no mundo…

Assim como a tecnologia 3D está evoluindo nos cinemas e nas nossas casas, com novos aparelhos de TV que possuem esse recurso, no mundo dos videogames também isso acontece, e o 3D aos poucos está tomando conta da indústria de jogos, mesmo que o 3D ainda seja uma tecnologia cara para a maior parte dos consumidores, a tendência é que os preços caiam e ela se popularize ainda mais.

Nesse artigo, vamos comentar um pouco a respeito dos videogames que possuem recursos em 3D, e onde comprá-los, além de falar um pouco a respeito dos jogos disponíveis para esses sistemas. Ainda não existem muitos jogos em 3D, mas eles podem ser encontrados em lojas no exterior ou até mesmo no Brasil, com um pouco de esforço.

Para começar, vamos falar do Playstation 3. Esse console possui alguns jogos que podem ser rodados em 3D através de óculos especiais e um aparelho de TV que tenha esse recurso. Veja bem, não estamos falando que o console possui o efeito 3D, apenas que alguns de seus jogos possuem a opção de 3D em suas configurações de vídeo. Para ativá-las, é necessário possuir um aparelho de TV adequado e os óculos.

Alguns jogos do Playstation 3 que podem ser jogados em 3D são: Motor Storm: Pacific Rift, Wipeout HD, entre outros. A vantagem do 3D no Playstation 3 é que o recurso aumenta muito mais o realismo e a experiência do jogador no ambiente do jogo, deixando as partidas ainda mais interessantes. Já a desvantagem do recurso 3D no PS3 é que tais jogos que possuem esse recurso não rodam em alta definição, com 1080p de resolução. A resolução padrão cai para 720p ou menos, devido à falta de potência do PS3 em projetar duas imagens iguais, simultaneamente, para cada um dos olhos em 1080p. Para adquirir um PS3, poderá acessar lojas na internet como a loja Playstation 3 (não oficial), que vendem pacotes interessantes, ou até mesmo o Mercado Livre. Só pedimos para que compre um console travado, para não colaborar com a pirataria de jogos.

Outro console (dessa vez um portátil) que está fazendo o maior sucesso na indústria é o Nintendo 3DS. Esse sim, possui um genuíno recurso 3D produzido pelo aparelho, não precisando de outros acessórios intermediários para a realização da “mágica em 3D”, como óculos especiais. A tela superior do 3DS é projetada de tal forma que você consiga ver o efeito 3D sem mesmo usar tais óculos.

O aparelho foi lançado no início desse ano, e ainda possui uma pequena linha de jogos disponíveis por essa razão, pois as produtoras estão trabalhando muito na criação de novos títulos para ele. Podemos dizer que o efeito 3D é bem funcional, embora o 3DS tenha uma grande limitação, que é pouca duração da bateria. Segundo testes realizados por sites especializados em videogames, a bateria do 3DS chega a durar menos de 4 horas, utilizando o efeito 3D o tempo todo. Caso o mesmo seja desativado, a bateria dura um pouco mais.

E como acabamos de citar, é possível desligar o efeito 3D da tela, transformando-a em uma tela comum. Isso é recomendado para grandes seções de jogo, superiores a 2 horas, onde os olhos se cansam mais depressa por causa do efeito 3D. Altamente recomendado para os fãs dessa tecnologia, o aparelho custa em média R$ 800 aqui no Brasil, um preço caro que é somado com impostos abusivos no mercado nacional. Mas no exterior, o 3DS também é um portátil caro, chegando a custar US$ 250. Obviamente, não se compara ao preço praticado no Brasil. Se quiser adquirir um Nintendo 3DS acesse a loja Aikade.com, de games e acessórios. Eles vendem o 3DS com uma previsão de entrega de até 30 dias úteis, então precisa ter paciência.

Top