Videoaulas gratuitas USP: como acessar

A Universidade de São Paulo (USP) está investindo em conteúdo universitário online com acesso gratuito. A proposta segue o exemplo de outras grandes instituições…

A Universidade de São Paulo (USP) está investindo em conteúdo universitário online com acesso gratuito. A proposta segue o exemplo de outras grandes instituições de ensino superior, como MIT, Harvard, Princeton e Columbia.

A USP mantém um canal de videoaulas com acesso aberto ao público. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Videoaulas gratuitas da USP

O canal de aulas online da USP

O canal de aulas da USP, também chamado de e-Aulas, começou com um acervo pequeno e aos poucos foi ampliando a quantidade de material. O conteúdo valoriza a ideia de fornecer conhecimentos para a sociedade sem qualquer custo, reforçando principalmente a aprendizagem dos estudantes.

Gil da Costa Marques, um dos responsáveis pelo e-Aulas, afirmou que o espaço online pretende transformar conhecimento em um bem público. Ele ainda comentou que a grande inspiração para o projeto foi o MIT Open Courseware.

O acervo didático da USP já conta com 800 videoaulas gratuitas, que estão divididas em três categorias: humanas, exatas e biológicas. Se o internauta gostar do conteúdo, ele pode compartilhá-lo através das redes sociais.

As pessoas podem estudar pelo computador graças a um acervo com mais de 800 videoaulas. (Foto:Divulgação)

Diferentes temas são valorizados pelo Portal e-Aulas, como “Teste de Paternidade”, “Fundamentos da Matemática”, “Hematologia”, “Dinâmica dos movimentos dos corpos”, “História do Brasil Colonial”, “Estrutura da Matéria”, “Diversidade e Evolução das Plantas”, entre muitos outros.

As áreas de estudo que já contam com conteúdo no canal e-Aulas são: Ciências da Natureza, Matemática, Geologia, Geofísica, Estatística, Física, Química, Oceanografia, Meteorologia, Geociências e Educação Ambiental, Pedagogia, História, Arquitetura, Ciências Sociais, Ciências Atuárias, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas e Medicina.

O novo sistema adotado pela USP oferece suporte para os professores universitários que desejam disponibilizar o conteúdo das aulas na internet. Os recursos do canal também são simples de mexer e não geram dificuldades para os estudantes.

Leia Também:  Dicas para estimular os estudos

Como acessar as videoaulas gratuitas da USP?

Para acessar as videoaulas da USP é muito simples, basta entrar no site e escolher o conteúdo que mais interessar. O internauta não precisa fazer uma inscrição no canal para ter livre acesso.

Para ter acesso ao conteúdo do e-Aulas não é preciso fazer inscrição. (Foto:Divulgação)

O portal da Universidade de São Paulo mostra as videoaulas e conferências em destaque na primeira página. No entanto, o estudante pode fazer a sua busca no canal por área de estudo ou tema. É importante lembrar que a USP não gera certificado oficial para todos aqueles que visitam o site.

Acesse o site e-Aulas e confira as videoaulas gratuitas online da USP.

Veja também: Cursos gratuitos a distância Harvard e MIT

Top