Vida útil de cosméticos: informações

Sabe aquele seu produto de make favorito? Aquele lápis que já não tem quase ponta ou o batom que está tanto no fim que…

Por Editorial MDT em 15/02/2012

Sabe aquele seu produto de make favorito? Aquele lápis que já não tem quase ponta ou o batom que está tanto no fim que nem da quase para passar? Pois é. É preciso tomar cuidado, pois os cosméticos também possuem vida útil, assim como qualquer tipo de química. Usar um produto fora de sua data de validade pode não ter o mesmo resultado. Em alguns casos, pode até gerar complicações para a sua pele. Nem sempre a vida útil do cosmético é a mesma descrita pelo prazo de validade. Dependendo dos cuidados e da manutenção do produto, ele pode ser usado por mais tempo.

O local de armazenamento, por exemplo, faz toda a diferença. Cosméticos não podem, de forma alguma, devem ficar expostos ao sol. Além de perder a sua vida útil com o passar do tempo, os produtos têm a fórmula modificada, pois alguns ingredientes mudam como calor ou com a luz do sol. Os cosméticos precisam de um lugar seco sem contato com a luminosidade do sol ou mesmo com a umidade, fator que também altera a qualidade dos produtos.

O local de armazenamento é super importante

 

Vida útil dos cosméticos

É preciso seguir todas as recomendações dos fabricantes, seguindo as formas de armazenamento e uso. Esse é um dos primeiros passos para prolongar a utilização do seu cosmético. Além da qualidade do produto em si, a alta temperatura e demais adversidades podem mudar a cor e textura, como acontece com a maquiagem. Produtos líquidos, como hidratantes e xampus, perdem a consistência e a eficácia quando expostos por dias ao sol.

Os cosméticos podem ser levados e armazenados em nécessaires comuns, mas as mesmas precisam também estar protegidas do sol e demais fatores que comprometam os produtos ali guardados. Reconhecer quando o produto chega no seu limite é essencial. Alguns detalhes podem ajudar a perceber quando o produto está vencido ou fora de sua vida útil.

Rímel seco e grudento? Lixo!

Com o rímel, por exemplo, é preciso atenção na escovinha, principalmente na hora que ela entra e sai do recipiente. Quando começa a ficar seco demais, com o produto grudando entre as cerdas, está na hora de jogar o rímel fora. Nessas condições, pode começar a aparecer bactérias que causam coceira nos olhos. O mesmo acontece com o rímel transparente e preto.

O prazo de validade dos cosméticos está normalmente descrito na embalagem. Fique atenta à essas datas para maior conforto no uso. Uma base liquida, por exemplo, tem uma vida de útil de no máximo um ano depois de aberta. Corretivo e pó podem durar em média dois anos. Já o delineador deve ser trocada de três em três meses, com uma vida útil mais curta. Cosméticos vencidos devem ser jogados fora!

Top