Vick Vaporub – Dicas para tratar a Tosse

Editorial MDT 06/03/2017 Saúde

O Vick Vaporub é um dos medicamentos mais utilizados para tratar a tosse e outros sintomas do resfriado e da gripe, podendo ser bastante útil para pessoas de praticamente todas as faixas etárias.

Vick Vaporub - Dicas para tratar a Tosse (Foto Ilustrativa)

Vick Vaporub – Dicas para tratar a Tosse (Foto Ilustrativa)

Vick Vaporub – Dicas para tratar a Tosse

Produzido pela Procter & Gamble, o medicamento consiste em um bálsamo que traz, em sua fórmula, mentol, cânfora e óleo de eucalipto, substâncias que relaxam e acalmam os sintomas dos resfriados, permitindo que você se recupere mais rápido.

O medicamento pode ser usado, por exemplo, para descongestionar o peito e eliminar as dores musculares provocadas por gripes e resfriados, além de ser muito requisitado para aliviar a tosse, que pode persistir por vários dias, mesmo após você ter se curado do resfriado.

O Vick Vaporub pode ser utilizado por pessoas de quase todas as faixas etárias (Foto: Divulgação P&G)

O Vick Vaporub pode ser utilizado por pessoas de quase todas as faixas etárias (Foto: Divulgação P&G)

Como usar Vick Vaporub para tosse? Uma das maneiras mais conhecidas de utilizar essa famosa pomada para aliviar a tosse é passá-la nas regiões do peito, pescoço e nas costas (a aplicação de uma camada fina do produto pode ser feita três vezes ao dia).

De acordo com a fabricante, o produto combina diferentes substâncias aromáticas e libera vapores medicinais que aliviam a congestão nasal e a tosse. Ainda conforme a P&G, a combinação de mentol, cânfora e eucalipto é reconhecida pela FDA (órgão responsável pelo controle dos alimentos e medicamentos nos EUA) como eficiente e segura para o tratamento sintomático da tosse.

Outra receita caseira para aliviar tosse com Vick Vaporub é espalhar a pomada sobre a planta dos pés, cobrindo-os, a seguir, com meias. Esse método, bastante popular, ajuda a tratar mesmo a tosse mais persistente e forte, proporcionando momentos mais calmos e relaxantes.

Contraindicações do Vick Vaporub

A aplicação deve ser feita nas costas e no pescoço, três vezes ao dia, além dos pés (Foto Ilustrativa)

A aplicação deve ser feita no peito, nas costas e no pescoço, três vezes ao dia, além dos pés (Foto Ilustrativa)

Os tratamentos com Vick Vaporub não devem ser feitos pelas pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula. Além disso, o uso do produto não é recomendado para crianças menores de 2 anos de idade.

Como tratar a tosse – outras dicas

Outros cuidados simples ajudam a aliviar a tosse (Foto Ilustrativa)

Outros cuidados simples ajudam a aliviar a tosse (Foto Ilustrativa)

Vick Vaporub alivia tosse, mas também existem diversas outras dicas para tratar a tosse, como:

  • Fazer uso de balas ou pastilhas para garganta.
  • Ingerir bebidas mornas (acalma e traz bem-estar).
  • Usar vaporizador para aumentar a umidade no ar e aliviar a garganta seca.
  • Evitar fumar e não ficar em locais onde há muita fumaça (de tabaco, de carros, etc).
  • Dependendo do caso, pode ser necessário o uso de xarope para tosse ou outro tipo de remédio, sempre com recomendação médica.

Cuidados com a Tosse

Ao contrario que muitos acham a tosse é muito perigosa quando persiste por vários dias. Algumas tosses podem ser sintomas podem ser devido a doenças graves, mas geralmente doenças com sintomas de tosses podem ser perigosas e muitas pessoas não dão se preocupam como devem.

Há também algumas tosses que são provocados por bronquite asmática e quase 89% das pessoas teimam em dizer que não é bronquite muito menos asma. Mas não é bem assim.

A tosse prolongada pode significar sim bronquite asmática. “Mas eu nunca tive e não tenho bronquite asmática!” Você primeiro precisa ter certeza se realmente não é asma, acredite a tosse persistente pode ser sim asma e pode piorar muito se você não procurar um médico.

Mesmo que em sua vida de infância ou adolescente nunca ocorreu casos como você é bom ter cuidado. A bronquite asmática pode ser aquirida por meio de alergias das seguintes situações:

  • adquirir alergia à mofo, especialmente em lugares onde a chuva é contaste
  • alergia a pelo de animais. Aqui é bom destacar um fato muito importante. Nem todos tem alergia a pelo de animais, e é muito difícil contrair esse tipo de alergia se você higieniza seu animal e cantinho onde ele vive. Manter a casa sempre limpa nunca deixar você contrair esse tipo de alergia.
  • pessoas com renite alérgica também pode contrair bronquite asmática. Cuide do seu ambiente.
  • lugares onde há muita fumaça
  • exposição constante ao frio sem proteção constante.

Essas são apenas algumas das probabilidades que você talvez possa contrair bronquite asmática. Nesse caso PROCURAR SEU MÉDICO é única maneira e mais segura para você tomar ou aplicar qualquer remédio.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Outros artigos

Harry Potter especial Natal 2014

08/12/2014

Harry Potter especial Natal 2014

Harry Potter especial Natal 2014 promete deixar os fãs do bruxinho mais famoso do mundo mais vivo ainda da memória. Isso porque J.K. Rowling, autora dos livros de Ha...

O Chevrolet Cruze está Chegando!

30/08/2011

O Chevrolet Cruze está Chegando!

A briga no segmento de sedãs compactos promete ficar bastante acirrada a partir de setembro. A GM está aposentando o Vectra e traz um lançamento de peso para ocu...