Editorial MDT 28/08/2012 Bem Estar

As pessoas viciadas em trabalho são esforçadas, exigentes e muito detalhistas, mas não sabem quando é o momento de parar. Conhecidos como “workaholics” essas pessoas vivem em função do trabalho. Porém, esse excesso de trabalho pode levar o indivíduo a sofrer algumas doenças físicas e psicológicas. Saiba mais sobre o assunto e veja como tratar esse problema.

Os viciados em trabalho são dedicados e passam maior parte do tempo em função disso. (Foto: divulgação)

Características que indicam vício em trabalho

O vício em trabalho é um problema que acomete grande parte das pessoas. Conhecidos como “workaholics” (termo inglês que designa vício em trabalho) essas pessoas mal acordam e já estão resolvendo problemas do trabalho.

Esses indivíduos são mais propensos a desenvolver doenças físicas e psicológicas como estresse, depressão e infarto.  Os viciados em trabalho passam a maior parte do tempo trabalhando e até levam serviço para casa.

Normalmente, os workaholics  têm pouco tempo para a família, amigos, para relaxar ou praticar hobbies. Encontrar um equilíbrio diante dessa situação é indispensável para saúde mental, física, emocional e espiritual dos viciados em trabalho.

O vício em trabalho pode causar sérios problemas a saúde das pessoas. (Foto: divulgação)

Veja também dicas de como se organizar no trabalho 

Como tratar o vício em trabalho

Para tratar o vício em trabalho é necessário que a pessoa siga alguns passos para manter um equilíbrio saudável de vida. Confira as dicas:

  • Imponha limite de tempo na atenção que você dedica ao seu trabalho;
  • Reserve tempo para se relacionar com outras pessoas, como família, amigos e outros;
  • Enfrente a insegurança e o medo de fracassar em seu emprego;
  • Pratique exercícios físicos, pois eles ajudam a aliviar o estresse e a tensão causada pelo excesso de trabalho;
  • Procure realizar outras atividades fora do trabalho, como os hobbies;
  • Não leve trabalho para casa, reserve esse momento para descansar, ficar com a família e fazer outras coisas;
  • Se necessário, procure ajuda de um psicólogo para ajudá-lo a lidar com essa situação. Ele poderá orientá-lo a sair do vício em trabalho.

    Workaholic é o termo em inglês que denomina vício em trabalho. (Foto: divulgação)

Veja também como deixar a rotina de trabalho menos estressante

Manter o equilíbrio físico e psíquico é a melhor forma de acabar com o vício em trabalho. O desempenho no serviço é muito melhor quando temos uma vida equilibrada, com relacionamentos familiares, quando fazemos atividades menos estressantes. Por isso, quando perceber que o trabalho toma conta de todo o seu tempo, chegou a hora de aderir as mudanças. Se necessário, procure um psicólogo para orientá-lo de como sair desse vício.

Outros artigos

Outback Restaurante SP

30/11/2009

Outback Restaurante SP

Outback é uma rede de restaurantes que atua com grande prestígio no Brasil, oferecendo aos clientes um cardápio saboroso e variado. A empresa mantém unidades esp...

Usar short com salto: dicas

24/12/2012

Usar short com salto: dicas

Os shorts se tornaram uma febre, entre as mulheres, principalmente agora, quando os dias de calor pedem roupas mais leves e descontraídas. Em qualquer estação, dá pa...

Prouni 2016: Inscrições MEC

14/01/2016

Prouni 2016: Inscrições MEC

O Prouni 2016: Inscrições MEC (Programa Universidade Para Todos) tem beneficiado estudantes de todo o país com a sua oferta de bolsas parciais e integrais, contribui...