Vício em internet: como tratar, sintomas

Com a evolução da sociedade, ocorreu o aparecimento de doenças que não existiam, em decorrência do surgimento de novas tecnologias e hábitos. O vício…

Com a evolução da sociedade, ocorreu o aparecimento de doenças que não existiam, em decorrência do surgimento de novas tecnologias e hábitos. O vício em internet é um problema bastante atual que vem afetando a vida de milhares de pessoas, as quais muitas vezes acabam nem se dando conta do fato. Esclareça algumas dúvidas sobre o assunto e conheça os principais sintomas do vício em internet e como tratar.

Saiba como tratar o vício em compras.

O vício em internet é um problema cada vez mais comum. (Foto: divulgação)

Como identificar o problema

Um questionário simples, composto por 10 questões que devem ser respondidas por “sim” ou “não”, é a ferramenta usada pelo hospital londrinhoCapio Nightingale para identificar pessoas com provável dependência da internet:

  1. Você permanece online mais tempo do que pretende, com cada vez mais frequência?
  2. Ignora ou evita outros trabalhos ou atividades para poder gastar mais tempo online?
  3. Constantemente verifica mensagens ou emails antes de fazer algo que você precisa fazer, mesmo que isso atrase uma refeição?
  4. Você fica irritado quando alguém o incomoda enquanto está fazendo algo online ou no telefone?
  5. Prefere gastar seu tempo online com outras pessoas – ou através de mensagens de texto via celular – do que conversar pessoalmente?
  6. Quando está offline, você pensa muito em voltar para o computador?
  7. Discute ou é criticado por amigos, namorada(o) ou família sobre o tempo que você passa online?
  8. Você fica eufórico pensando em quando será a próxima vez que estará online, ou mesmo, fica pensando sobre o que fará quando se conectar?
  9. Você prefere atividades em frente ao computador a sair de casa e fazer qualquer outra coisa?
  10. Você esconde dos outros – ou fica na defensiva quando alguém quer saber – aquilo que você faz na internet?

De acordo com a instituição, pessoas que respondem “sim” para cinco questões ou mais necessitam de ajuda de especialista, pois podem estar viciadas na internet.

Muitas pessoas são escravas da internet e acabam nem se dando conta. (Foto: divulgação)

Sintomas do vício em internet

Os sintomas relacionados ao vício em internet, de maneira geral, envolvem a perda da noção do tempo conectado na web, dificuldade em se concentrar em outras tarefas, isolamento da família e amigos, sentimento de culpa por usar a internet demasiadamente, ansiedade, depressão e falta de amigos reais, além de englobar todos os sintomas relacionados no questionário de triagem do hospital londrino.

Tratamento

A maioria dos tratamentos tem o objetivo de afastar o indivíduo do computador, ocupando seu tempo com atividades prazerosas envolvendo relações sociais não virtuais. Ocupar a agenda com atividades variadas, de maneira que não sobre nenhum tempo para o computador, é uma medida simples e que garante bons resultados.

Outras opções são determinar o tempo de uso do computador usando um despertador e restringir o acesso a alguns serviços (como Facebook e Youtube). Procurar auxílio de profissionais como psicólogos e psiquiatras pode ser bastante benéfico.

Veja mais dicas para combater o vício em internet.

As mudanças comportamentais da sociedade moderna são responsáveis por esse vício. (Foto: divulgação)

O vício em internet é uma doença decorrente do surgimento de novas tecnologias e da mudança dos costumes da sociedade moderna. Esse problema pode afetar a vida de muitas pessoas e, por isso, deve ser identificado precocemente e combatido.

Top