Vício em compras: saiba mais

Fazer compras é a atividade favorita da maioria das mulheres. Comprar uma roupa nova, um sapato ou bolsa é sempre muito bom. O problema…

Por Editorial MDT em 09/03/2013

Fazer compras é a atividade favorita da maioria das mulheres. Comprar uma roupa nova, um sapato ou bolsa é sempre muito bom. O problema é quando essa vontade de comprar se torna incontrolável e acaba virando um vício.  Saiba mais sobre o vício em compras.

O vício em compras é quando a pessoa perde o controle sobre seus desejos de comprar. (Foto: divulgação)

☰ CONTEÚDO

Vício em compras

Na maioria dos casos de vício em compras, ele é usado como forma de suprir a carência afetiva e emocional das pessoas, fazendo com que ela perca o limite e compre por impulso. Segundo especialistas, não existe uma resposta certa para explicar porque as mulheres são mais acometidas que os homens. Porém eles apontam que as mulheres são mais sensíveis e desejam mais atenção que os homens.

Outro motivo para explicar esse vício está relacionado a transtornos alimentares e de humor (como ansiedade), a pessoa compra como forma de aliviar as frustrações, vazios e depressões.

O vício em compras pode gerar grandes dificuldades financeiras. (Foto: divulgação)

Veja também vício em comida o que fazer 

Consequências do vício em compras

1. Divórcios: as discussões entre o casal são muito frequentes, levando a incompreensão de um dos envolvidos;

2. Carreira profissional: a perda do interesse profissional é cada vez maior. A pessoa vê que não está feliz com o profissional e acaba descontando nas compras;

3. Dívidas: quando o dinheiro acaba, o jeito é usar o cartão de crédito. O problema é quando surgem contas para pagar e com juros;

4. Depressão: a falta de dinheiro em casa é uma situação que leva a tristeza e desespero. O sentimento de culpa é cada dia maior.

Sintomas do vício em compras

1. Sentir vontade de ir às compras no centro ou supermercado sem precisar de nada pode ser um sintoma do problema;

2. Saber que está sem dinheiro e ainda assim comprar sem poder;

3. Ficar triste ou deprimido após ter comprado tudo o que se gosta, arrepender-se de ter gastado é um sinal do vício em compras;

4. Fazer comprar somente para se sentir melhor e mudar o humor;

5. Sentir-se culpado por comprar bens materiais que não eram necessários no momento.

O viciado em compras, gasta sem necessidade e muitas vezes sem poder. (Foto: divulgação)

Veja também vício em compras, como tratar 

O vício em compras é um problema que acomete muitas pessoas, principalmente as mulheres. É preciso reconhecer o problema e procurar ajuda para evitar que isso leve a uma crise financeira ou problemas emocionais para os envolvidos. Se necessário procure ajuda de um psicólogo para fazer terapias e solucionar o problema.

Top