Viajar sozinho, dicas

Viajar é sempre bom, seja para onde for. Sair da rotina, conhecer novos lugares, pessoas e culturas são coisas que fazem bem à mente…

Viajar é sempre bom, seja para onde for. Sair da rotina, conhecer novos lugares, pessoas e culturas são coisas que fazem bem à mente e ao corpo e repõem as energias. Enquanto a maioria das pessoas não vê a hora de poder combinar passeios com amigos, namorado ou parentes, muita gente prefere ou precisa viajar sozinho. Existem muitos casos. Em muitos deles, a pessoa viaja a trabalho, não podendo levar companhia. Geralmente, este tipo de viajante já está habituado à solidão. Outros, no entanto, não abrem mão de estar só e fazem da viajem uma verdadeira descoberta interior.

Têm aumentado o número de pessoas que preferem viajar sozinhas. Têm crescido, também, a variabilidade dos destinos, devido às promoções das empresas de voo ou transporte terrestre. Há várias situações em que o passeio solitário se dará pela primeira vez. Por isso, preparamos algumas dicas para quem irá se aventurar em outros lugares, sem companhia.

Programação da viagem

Primeiramente, é preciso programar a viagem, em seus mínimos detalhes. Vale a pena pesquisar por sites e blogs de viajantes solitários, que costumam descrever seus passeios na rede. Há muitas dicas de bons lugares, bem como para onde não viajar sozinho. Os relatos costumam ser baseados em experiências próprias e isso já diminuirá, em grande quantidade, as dúvidas do viajante.

Decisão tomada, é hora de verificar os lugares onde se poderá fazer passeios, no destino escolhido. É importante traçar um plano de viagem, fazendo um itinerário, o mais completo possível. Hoje, a internet é uma das melhores ferramentas para isso. Outra dica é procurar por guias sobre o destino, dicas de segurança e como se proteger para evitar situações arriscadas.

Se a viagem se dará até outro país, a dica é ter um cartão de crédito internacional, bem como reservar algum dinheiro em cash. O Visa Travel Money, por exemplo, é um cartão de débito ou saque, que pode ser encontrado em casas de câmbio.

Dicas de segurança para viajar sozinho

Nunca é demais ser discreto. Além de evitar transtornos, em relação aos costumes locais, ainda evita que o viajante solitário seja notado, claramente. A dica é procurar usar roupas semelhantes às locais. Quanto mais despercebido, melhor. Também, em qualquer local em que esteja, não é aconselhável fornecer informações a estranhos, sobre os caminhos a serem percorridos.

Para finalizar, ao sair do hotel, nunca se deve levar todo o dinheiro. Aconselha-se carregar apenas uma parte dele e guardar o restante, junto a outros objetos de valor, dentro do cofre do estabelecimento. Quem viaja sozinho deve, também, evitar bebidas e outros alimentos dados por estranhos.

Confira dicas para a Índia: Viagem para a Índia: dicas, costumes, cuidados

Veja mais dicas para viajantes solitários: 10 dicas para viajar sozinho

 

 


Top