Viajar com animais de estimação: o que levar

PUBLICIDADE

Nos dias atuais e com tanta tecnologia, algo que antigamente era impossível se tornou totalmente viável e inclusive, muito comum entre as pessoas: levar o animal de estimação para viajar.

Saiba como viajar com animais de estimação.

Tome as medidas necessárias antes de sair em viagem com o seu melhor amiguinho (Foto: Divulgação)

Esta escolha, além de permitir que o dono usufrua na companhia de seu melhor amigo, também evita deixar o bichinho sozinho em casa, como também a economia com gastos em hospedagens para animais, onde não se tem a certeza sobre a forma a qual estão tratando os nossos companheirinhos. Por isso, para você que quer viajar com o animal de estimação, confira algumas dicas sobre como proceder e o que levar nestes casos:

PUBLICIDADE

O que levar ao viajar com o animal de estimação

O primeiro passo é dispor de um ambiente para o animal de estimação se instalar ao viajar. Isto é, no caso de cães e gatos, uma casinha para transporte na qual o animal possa ficar em pé, ao passo que para hamsters e outros bichinhos menores, uma gaiolinha com serragem, porém fechada nas extremidades para não fazer sujeira no meio de transporte escolhido.

Assegure um ambiente confortável para o animal durante a viagem (Foto: Divulgação)

Lembre-se que ao viajar com animais de estimação é importante carregar consigo na bolsa uma garrafa d’água para ceder ao animal de hora em hora e também punhados de ração para alimentá-lo, visto que ao dispor na própria casa de transporte, o balanço do veículo ocasionará a perda destes recursos. No caso do hamster, coelhos e roedores, é possível deixar o bebedouro em plena disposição do bichinho, uma vez que este recurso é seguro e não causa danos de espécie alguma. Todavia, tenha discernimento quanto às distâncias, uma vez que animais sensíveis como os roedores não aguentam longas viagens assim como um cão ou um gato.

Viagens com animais de estimação – como proceder

Existem algumas regras do ministério da agricultura para viagens dentro do Brasil e outras que variam de acordo com a companhia aérea solicitante acerca dos procedimentos. Para todos e quaisquer casos ao viajar com animal de estimação é muito importante ter em mãos os documentos sobre o bichinho, o qual se trata de um certificado sanitário emitido por um veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do estado de origem.

Tenha os documentos do animal em conformidade ao viajar (Foto: Divulgação)

Este certificado deve conter o nome, a raça, pedrigree (caso haja), vacinas em conformidade e dados sobre o dono, como seu endereço, estado, RG, entre outros. Procedendo desta forma, além de você viajar com o seu animal de estimação de uma forma tranquila, também terá total segurança antes, durante e depois do passeio. Tenha uma boa viagem e em ótima companhia!

PUBLICIDADE

Leia também: Como viajar de avião com o cachorro.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.