Viagens para Deficientes

É um direito de todos ter seus direitos humanos respeitados e realizados e é baseado nisso que muitas empresas, lugares públicos, eventos, e entre…

Por Redacao em 09/05/2011

É um direito de todos ter seus direitos humanos respeitados e realizados e é baseado nisso que muitas empresas, lugares públicos, eventos, e entre muitas outras coisas, trabalham para trazer um mínimo de acessibilidade à pessoas que portam algum tipo de deficiência, especialmente a área de viagens, onde turismo para deficientes já é constante, normal e bem abrangente.

É possível ver pessoas com deficiências todos os dias em aeroportos, hoteis, resorts e cruzeiros como qualquer outro viajante. Cabe à todos estes estabelecimentos se preparem para receber esse tipo de pessoas, preparando uma estrutura essencial , com o uso rampas, corrimões, acessórios em banheiros, cadeiras especializadas e todo um atendimento especial. Vale ressaltar que as prefeituras devem preparar as estruturas das cidades para dar toda a acessibilidade necessária a estas pessoas, para que todas possam desfrutar dos melhores pontos turísticos e de todas as coisas que pessoas sem deficiência tem acesso.

Agências de viagens estão cada vez mais especializadas à esse tipo de atendimento, tendo em seu banco de dados um relatório completo dos hoteis e serviços que prestam da melhor forma a assistência a esses viajantes. A melhor maneira para se ter uma viagem sem problemas e sem preocupações é uma boa pesquisa e para que a pessoa com deficiência esteja bem informada é necessário perguntar muito sobre o hotel, detalhes do meio de transporte, tempo para ver atrações, distâncias, etc.

Segue algumas imagens de grupos de deficientes que tiveram seus roteiros de viagem adaptados para realizar a vontade de conhecer um outro lugar diferente daquele de onde vive, que está acostumado e cansado.

Esse grupo foi conhecer o Beto Carrero World, um parque temático e muito visitado que fica no litoral do estado de Santa Catarina, na cidade de Balneário de Penha.

Essa foto retrata um deficiente tomando um banho de mar, que participou de uma excursão à praia de Santos, no litoral do estado de São Paulo.

Por último essa retrata uma turista portadora de defiência motora na Alemanha, no qual, o país oferece inúmeras possibilidades de viagens a esses portadores.

Pacotes de viagens para portadores de deficiência não são encontrados na Internet, é necessário então que a pessoa se dirija à uma agência e prepare seu roteiro adaptado, que com certeza não encontrará problemas em decidir sua viagem. Excursões são também uma ótima opção, pois ocorre uma grande economia em decorrência do grande número de pessoas que viajarão. É aconselhável que prepare um acompanhe, caso não encontre, a viagem pode sair um pouco mais cara, por causa da necessidade de contratar alguém especializado que ajude na locomoção e outros cuidados, e para que não ocorra nenhuma falha é preciso que o deficiente informe todas as suas dificuldades antes de fechar o pacote de viagem.

 

Top