Viagem para Pantanal Dicas

Um dos pontos turísticos mais procurados no Brasil é o Pantanal, que fica localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul…

Um dos pontos turísticos mais procurados no Brasil é o Pantanal, que fica localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e chega também à Bolívia e ao Paraguai. Classificado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial, o complexo é conhecido por ser uma enorme planície alagada, também a maior do planeta e por unir duas grandes bacias hidrográficas: a Bacia Amazônica e a Bacia do Prata.

A variedade da fauna e da flora local é algo que chama a atenção do mundo inteiro, são inúmeras espécies de peixes, jacarés, capivaras, antas, além dos pássaros típicos como as garças, os tuiuiús e as famosas araras azuis.

O clima local é definido por duas épocas: a cheia e a seca. A época cheia é quando ocorrem as chuvas e dura do mês de outubro até o mês de abril. Já a seca, que define a ausência de chuva, ocorre entre os meses de maio e setembro. Apesar da diferença entre as duas épocas, a temperatura se mantém estável durante todo ano, com os termômetros com médias de 30ºC. Para as visitas turísticas, recomenda-se escolher a época seca, já que os acessos ficam mais fáceis.

Quando o assunto é a gastronomia, os principais pratos são aqueles feitos a base de peixe, como não poderia deixar de ser. As espécies mais famosas são o Pacú e o Pintado, mas a Piranha também tem destaque devido à famosa receita do Caldo de Piranha, típico da região pantaneira.

De malas prontas

Antes de arrumar as malas para o Pantanal, é preciso pensar no contexto da viagem. Basicamente, trata-se de uma viagem de aventura em que o contato com a natureza será constante, assim como caminhadas a céu aberto e possibilidades de banhos em rios. Portanto, alguns itens são essenciais: dentro da mala, leve sempre uma mochila menor, para transportar seus pertences durante as caminhadas. Capa de chuva, repelente contra insetos, cantil, tênis ou botas confortáveis, roupa de banho, lanterna e boné são outros itens que devem fazer parte da mala.

Entre o dia e a noite a temperatura pode variar bastante, por isso, separe também roupas leves para o dia, mas não se esqueça dos agasalhos que podem ser essenciais para o período noturno. Por último, mas não menos importante, não se esqueça da máquina fotográfica para registrar todos os momentos da viagem.

Pesca

Se você gosta de pescar, não pode perder a oportunidade de praticar a atividade no Pantanal. Devido ao grande número de espécies de peixes e às grandes quantidades de rios e lagos, o local é famoso entre os praticantes de pesca esportiva. Por isso, é muito fácil encontrar empresas especializadas no oferecimento da atividade. Além da pescaria, os passeios são ideais para a apreciação de belas vistas e paisagens locais. Os locais mais indicados para a pesca são Cáceres, Porto Cercado, Porto Jofre, Barão de Melgaço e Poconé. Ao fazer seu roteiro de viagem, inclua alguma dessas localidades e pesquise sobre as empresas que oferecem o serviço.

Top