Viagem para Los Roques, na Venezuela

Se pensa em viajar para um lugar onde possa desfrutar de praia, tranquilidade, simplicidade e praticar esportes, o lugar ideal é o arquipélago de…

Por Redacao em 20/04/2012

Águas transparentes e intocáveis é o que você encontra (Foto: Divulgação)

Se pensa em viajar para um lugar onde possa desfrutar de praia, tranquilidade, simplicidade e praticar esportes, o lugar ideal é o arquipélago de Los Roques, na Venezuela. Los Roques é o mais próximo de um Caribe em estado puro que podemos encontrar. Este arquipélago é um pequeno parque nacional onde apenas uma ilha é habitada, a Gran Roque.

Não há carros e não existe nenhuma construção com mais de dois andares, inclusive as pousadas. Estas são denominada “posadas”, na quais não há nenhuma com mais que dez quartos. É parecido com uma Caraíva, mas banhada com um mar caribenho. Para desfrutar desse paraíso é preciso desembarcar no aeroporto de Caracas e pegar o “teco-teco” que leva em média de 30 a 50 minutos para chegar ao local.

A primeira  notícia animadora é que Los Roques está fora da rota dos furacões que assolam o Caribe. O arquipélago é bastante árido, mesmo em dias abafados e chuvosos no continente, é possível encontrar o tempo seco e ensolarado nas ilhas. A temporada de chuva ocorre de outubro a dezembro.

As posadas, como são chamada, são bem simples, porém confortáveis. (Foto: Divulgação)

A alta temporada é no Carnaval, Páscoa, Natal, Réveillon e agosto, épocas mais procurada e caras. Como já mencionamos o acesso a ilha é bem limitado, chegar até lá apenas de avião e não há nenhuma ligação por barcos entre o arquipélago com as outras ilhas, tipo Aruba ou Margarita. Saindo do Brasil para Caracas, algumas empresas aéreas precisam que os passageiros passem uma noite perto do aeroporto. Isso pode ser evitado voando para Caracas nos voos da madrugada saindo de SP.

Todas as posadas ficam na capital Gran Roque, a no máximo dez minutos de caminhada do pequeno aeroporto. Existe outro em Bangalô, porém, este é isolado numa ilha desabitada e não há serviços de pousada. Na falta de hotel, as pousadas se dividem em três faixas de preço: até 100 dólares com café da manhã e ambientes básicos; até 230 dólares com três refeições e traslados; e as pousadas mais caras que cobram em torno de 400 dólares com três refeições e traslados. Para quem deseja algo diferenciado, é possível pernoitar em barcos chamados Live-aboard, ideal para fazer mergulhos nos pontos mais bonitos do arquipélago.

Aproveite para fazer uma viagem inesquecível a Los Roques.

Os mergulhos são um atrativo a parte (Foto: Divulgação)

Top