Viagem de avião com bebê de colo: cuidados

Após o nascimento do bebê, muitos pais começam a planejar aquela viagem de avião tão esperada. No entanto, existem alguns detalhes que devem existir…

Por Editorial MDT em 24/09/2012

Após o nascimento do bebê, muitos pais começam a planejar aquela viagem de avião tão esperada. No entanto, existem alguns detalhes que devem existir na hora de programar uma viagem com a criança de colo. Conheça algumas informações sobre quais são os cuidados na viagem de avião com bebê de colo.

Conheça os destinos para viajar com os bebês.

Para viajar de avião com os bebês de colo é necessário ter alguns cuidados. (Foto: divulgação)

O que fazer quando os pais não forem acompanhar o bebê

Caso os pais acompanhem a primeira viagem do filho, não há problemas burocráticos quanto a isso. No entanto, se o bebê for acompanhado por apenas um ou nenhum dos pais, é necessário buscar a Vara da Infância e da Juventude. Lá, será emitida uma autorização que deverá ser apresentada no momento do embarque.

Descontos especiais para os pequenos

A boa notícia para os pais é que os pequenos, com idade até dois anos, pagam apenas 10% do valor total do bilhete. Isso, na maioria das companhias aéreas. No entanto, é essencial que os bebês viajem no colo.

A prevenção é essencial

Quem é mãe sabe! Ao programar uma viagem com os pequenos, é essencial que a bagagem contenha todos os artigos necessários, que vão desde uma simples camiseta, até mesmo gorros e luvas. Mesmo sabendo que a prevenção seja importante, é preciso ficar de olho no peso da mala, para não ter excesso de bagagem.

Muitos pais encontram-se ansiosos para viajar com seus bebês de colo. (Foto: divulgação)

Saiba como aliviar o desconforto da mudança de pressão

Uma maneira simples de evitar que os pequenos sofrem com as mudanças de altitude e pressão é deixar que os bebês “suguem”. Ou seja, na hora da aterrissagem ou da decolagem, forneça a mamadeira, o peito ou mesmo a chupeta, isso ajuda a diminuir o desconforto causado nas vias aéreas pela pressurização.

Conhecendo outros cuidados

Veja mais dicas de cuidados que se deve ter ao realizar uma viagem com um bebê de colo.

  • Opte por voos que interfiram menos na rotina do bebê. Ente eles, o noturno é a melhor opção;
  • O voos sem escala são os melhores, pois ocorrerá o incomodo no ouvido do bebê, ocasionado pela despressurização, apensa uma vez;
  • Na hora de reservar a passagem, pergunte para a companhia se ela oferece refeição infantil, caso o bebê já receba alimentos sólidos;
  • Quando os bebês possuem menos de seis meses, algumas companhias disponibilizam uma espécie de cesto que se acopla à parede da aeronave para a criança dormir. Assim, na hora da compra da passagem questione sobre a disponibilidade desse acessório;
  • No caso de bebês com idade superior a seis meses, eles deverão viajar no colo da mãe ou do pai;
  • É proibido viajar com líquido ou alimento pastoso, assim antes de embarcar cm o leite do bebê é necessário conversar com um agente do aeroporto.

    Conheça as opções diponíveis oferecidas pelas companhias aéreas apra viajar com os bebês de colo. (Foto: divulgação)

Na hora de viajar de avião com o bebê, é essencial que os pais tomem alguns cuidados. Após conhecer alguns dos cuidados necessários para viajar com o bebê de colo, basta se programar e curtir a viagem.

Conheça mais dicas para viajar de avião com bebês.

Top