Viacom assume MTV Brasil

Nesta segunda-feira (29), a Viacom confirmou a compra da MTV Brasil. Com esta mudança, o canal se despede da TV Aberta e passa a…

Nesta segunda-feira (29), a Viacom confirmou a compra da MTV Brasil. Com esta mudança, o canal se despede da TV Aberta e passa a ser exclusividade de pacotes de assinatura.

A Viacom resolveu assumir o controle da MTV Brasil. (Foto:Divulgação)

De acordo com o comunicado divulgado na revista norte-americana Variety, a Viacom International Media Networks assumirá a MTV Brasil a partir de outubro de 2013.

A Viacom já cuida de outros canais por assinatura, como é o caso do VH1, Comedy Central e Nickelodeon.

A crise na MTV

A MTV Brasil vivenciou o seu auge por quase 20 anos. No entanto, a crise deu seus primeiros sinais no final de 2009, quando o canal passou a apresentar problemas financeiros e dificuldades de faturamento.

Nos últimos meses, a franquia brasileira da MTV se transformou em alvo de especulações. Pelos corredores da emissora, corriam boatos de que a empresa seria desvinculada do Grupo Abril e deixaria de marcar presença na TV aberta. Por fim, os boatos se confirmaram e o canal se prepara para começar uma nova fase.

Os problemas enfrentados pela MTV se tornaram mais evidentes com as demissões de humoristas e apresentadores. A exclusão de alguns programas da grade também revelou que o canal não estava indo nada bem.

A MTV tem enfrentado uma crise financeira desde o final de 2009. (Foto:Divulgação)

Até que a Viacom assuma definitivamente a MTV Brasil, o canal atual exibirá apenas reprises de programas e clipes.

A nova MTV

A nova MTV defenderá o conceito da marca internacional, ou seja, terá apenas 350 horas de programação brasileira ao ano, com foco na chamada “geração milênio”. Entre as atrações da nova fase do canal, vale destacar os programas diários, animações, séries, reality shows e atrações esportivas.

Leia Também:  Indicados ao Emmy 2012, conheça a lista

Para complementar a programação da nova MTV, alguns sucessos da programação global serão dublados em português. Os principais destaques do canal nos Estados Unidos também serão transmitidos aos brasileiros.

Sobre a compra da MTV e a nova fase, o presidente da Viacom divulgou a seguinte mensagem: “O Brasil é um mercado extremamente importante para a Viacom e estamos bem posicionados para conduzir a MTV a uma nova fase de crescimento, oferecendo um mix de nossos comprovados sucessos internacionais e programação local. Dado o crescimento de três dígitos do mercado de pay TV no Brasil nos últimos cinco anos, e o sucesso de nossos canais nesta plataforma, é o momento certo para lançarmos a MTV no mercado de pay TV”.

Boa parte da programação da nova MTV será importada dos EUA. (Foto:Divulgação)

Alguns fãs da MTV Brasil já começaram a criticar nas redes sociais as mudanças no formato da emissora. Quem desaprova a ideia acredita que o canal vai se transformar em um acumulado de programas enlatados dos Estados Unidos.

Top