Vestindo as janelas: encontre a persiana ideal

Privacidade e beleza, cortinas e persianas conseguem nos transmitir a tranquilidade de ficarmos reservados em casa, sem os olhares dos vizinhos e mantém a…

Por Redacao em 03/10/2011

Privacidade e beleza, cortinas e persianas conseguem nos transmitir a tranquilidade de ficarmos reservados em casa, sem os olhares dos vizinhos e mantém a casa bonita. Especialmente quem mora em apartamentos onde as janelas ficam umas de frente para as outras, utilizar algo que impeça os olhares para dentro da intimidade do lar é uma ótima solução.

Como as cortinas impedem a ventilação e a entrada de luz, a dica é utilizar persianas que controlam a luz do sol dentro do ambiente e impedem parcialmente a visão do lugar. O calor da estação do verão não vai tomar conta da sua casa, pois as persianas conseguem reduzir a luz e o calor, dependendo do seu design e do material que é feito.

As persianas podem ser usadas em qualquer cômodo da casa (quarto, sala, cozinha) desde que haja necessidade, bem como em escritórios e consultórios. Para o quarto opte por uma persiana rolô com blecaute, para deixar o ambiente bem escuro na hora de dormir.

Algumas vezes a janela está com a tinta desgastada ou o material do qual ela foi feita já não é tão novo (janelas de ferro que com o tempo oxidam, por exemplo), nesses casos é mais econômico investir nas persianas do que trocar todas as janelas. Além de esconder o que não está tão bonito, as persianas têm funcionalidades a mais, como o controle dos raios solares. Na horizontal as persianas são mais clássicas, indicadas para escritórios, pequenos vãos ou salas. Há também as persianas verticais que ficam bem em qualquer ambiente e são mais eficientes no controle da luz.

Persianas com design arrojado

As persianas são feitas com diversos materiais (PVC, alumínio, fibra natural, madeira ou tecido) e podem ter um estilo bem diferenciado, como o design feito por Maurício Nóbrega (foto acima), arquiteto que pensou em uma régua de alumínio dentro da bainha com função de deixar a persiana alinhada. Algumas tiras de tecido ficam suspensas o que dá um charme e diferencial da persiana. Na foto a janela tem 1,70 m de altura x 90 cm de largura.

Na Criativa Persianas, a coleção estilo (foto acima) traz persianas muito diferentes e elegantes, modelos com estampas bem neutras podem deixar o ambiente ainda mais bonito e realçar a sua janela.

Persianas personalizadas

E que tal uma persiana que quando fechada mostra a sua foto? Há empresas que trabalham com persianas personalizadas e imprimem nelas a imagem que você escolher, tornando o material bem exclusivo!

Dica: Escolha persianas horizontais e feitas de alumínio, nelas não há tanta fixação da sujeira e algumas marcas investem no uso do poliéster com tratamento antiestético que inibe a junção do pó.

Top