Vestidos cocktail dress: dicas, fotos

O termo cocktail dress é usado para designar um vestido que seja elegante e apropriado para ocasiões formais que não exijam trajes muito luxuosos.…

O termo cocktail dress é usado para designar um vestido que seja elegante e apropriado para ocasiões formais que não exijam trajes muito luxuosos. Ele é algo entre o vestido simples e o vestido de luxo. Pelo próprio nome, já se pode entender um pouco sobre seu uso. Um coquetel, por exemplo, exige um traje mais elegante, porém não pode ser algo equivalente a um traje de gala. O cocktail dress equivale ao traje passeio completo. Veja algumas dicas e fotos.

Cocktail dress não é simples nem luxuoso demais (Foto: Divulgação)

Dicas para usar cocktail dress

Segundo o código de vestimenta, o cocktail dress deve ter comprimento um pouco acima dos joelhos, deve ser confeccionado em tecidos sofisticados (como seda, musseline ou crepe) e acinturado. A etiqueta também dita que o vestido deve ser usado com salto e meias finas, porém sabemos que não há necessidade do uso de meias, principalmente num clima como o do Brasil.

Comprimento ideal do cocktail dress (Foto: Divulgação)

O comprimento do cocktail dress também pode apresentar variações e isso podemos ver em muito lugares. Há mulheres que optam por modelos curtos, muito acima dos joelhos. Entretanto, vale ter atenção com este detalhe. Se a ocasião for muito formal, prefira usar cocktail dress curto com meias.

Também é bastante comum encontrarmos cocktail dress abaixo dos joelhos. Eles são ótimas opções para quem deseja um visual sóbrio e elegante, porém sem precisar usar longos.

As cores sóbrias são as mais tradicionais para este tipo de traje. Porém, hoje vemos cocktail dress estampados, com figuras geométricas, animal print, entre muitas outras opções. O look fica mais moderno e não tira, em nada, a elegância do traje. O que importa é que a peça seja feita com tecidos nobres.

Modelos variados de cocktail dress (Foto: Divulgação)

Os sapatos que combinam com cocktail dress são os mais elegantes. Nunca se deve, por exemplo, combinar a peça com ankle boots ou calçados parecidos, exceto mulheres que realmente não se importam com a etiqueta.

Leia Também:  Espécies de plantas de forração

Para não errar no visual, use o cocktail dress com sandálias mais finas, scarpins e afins. Nunca o use com calçados muito baixos; no mínimo, um salto médio é adequado.

Para finalizar, invista em acessórios sofisticados. Caso o vestido seja bastante discreto, pode-se apostar em colares e pulseiras maiores ou em cores diferentes, porém estes nunca devem ser bijuterias simples demais. As bolsas devem do tipo carteira, pequenas e elegantes.

Fotos de cocktail dress

Inspire-se com algumas fotos de cocktail dress, selecionadas para que se possa entender melhor como deve ser o look, com estas peças.

Top