Vestido de noiva preto: a tendência veio pra ficar?

O vestido preto de noiva está estampado em fotos de revistas, mas por aqui a moda a tradição parece predominar. Especialista dá sua opinião sobre o assunto. […]

A indústria do casamento não para de inventar e agora traz uma novidade um tanto polêmica: vestido de noiva preto. Será que essa moda pega? Por ser a peça mais tradicional de todo esse mercado, é no mínimo polêmica a entrada dessa cor no vestuário da mulher, neste dia tão esperado por muitas.

 

A moda é feita por alguns estilistas

vestido preto de noiva começou a se espalhar devido aos trabalhos de alguns estilistas no exterior, que com apenas alguns detalhes escuros em vestidos brancos, tais como laços, bordados, fitas e outros, chamaram a atenção. Contudo, depois o preto “migrou” para toda a peça. Só que a diferença é exatamente essa: por ser algo que não é da nossa cultura, talvez as noivas brasileiras não estejam dispostas a usarem.

 

A tradição brasileira é a do vestido branco

Consultora de imagem dá a sua opinião

A consultora de imagem pessoal e corporativa, Marcele Goes, diretora da Estilo Sob Medida, acha que o branco deve continuar por bastante tempo em terras tupiniquins. “A tradição de se casar de branco ou pérola é muito forte e, por isso, não acredito que os vestidos preto,  pegue muito. Essa tradição se repete na maioria dos países ocidentais. Obviamente a noiva é livre para escolher o vestidos brancos, que quiser, mas vestido preto sempre causa estranhamento por ser algo inesperado e irreverente. Vai do gosto pessoal da noiva disse.

 

O vestido branco tradicional continua firme e forte

Cultura brasileira tem muitas crendices

No Brasil, o casamento está acima de tudo muito ligado a crenças religiosas, talvez, até mais do que um simples rito de passagem. Por ser um país em que a religião católica predomina, as pessoas não se sentem à vontade de mudar o figurino radicalmente ao entrarem na igreja e preferem seguir o que manda a tradição: vestidos de noiva brancos, grandes e suntuosos.

Além disso, uma marca, muito forte brasileira, é a crendice, que de certa forma, também faz parte da história de quem vai casar. Por exemplo, existem aquelas mulheres que não gostariam de casar de preto simplesmente por terem medo dessa cor dar azar. Embora não haja comprovação científica para tal, quem é que vai se arriscar nessa?

 

Top