Vestibular Unicamp 2013: datas, provas

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o calendário do Vestibular Nacional Unicamp 2013. Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade, as…

Por Editorial MDT em 18/04/2012

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o calendário do Vestibular Nacional Unicamp 2013. Segundo a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Universidade, as inscrições poderão ser realizadas entre os dias 20 de agosto e 14 de setembro de 2012, somente pela internet.

Com 17.083 alunos matriculados, a Unicamp é responsável por 15% da pesquisa acadêmica no País (Foto: divulgação)

A prova da primeira fase do vestibular acontecerá em 11 de novembro de 2012. Os candidatos que passarem para a segunda fase farão as provas nos dias 13,14 e 15 de janeiro de 2013.  As provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música serão realizadas de 21 a 24/01/2013. A divulgação dos nomes dos candidatos aprovados em primeira chamada ocorrerá em 4 de fevereiro de 2013.

As datas foram escolhidas após uma reunião com representantes das universidades Unicamp, Unesp, USP, Unifesp, ITA, PUC-São Paulo e PUC-Campinas. A data das provas é decidida em conjunto para evitar que candidatos percam a seleção de uma das universidades pelo fato das provas serem realizadas no mesmo dia que outra.

Todos os anos, milhares de estudantes concorrem às vagas da Unicamp (Foto: divulgação)

Os candidatos que quiserem pleitear a isenção da taxa de inscrição do vestibular poderão se inscrever a partir da próxima segunda-feira, 23 de abril e até 31 de maio, também exclusivamente pela internet. Os candidatos também precisam enviar pelo Correio, até o término das inscrições, a documentação necessária.

A isenção da taxa é oferecida em três modalidades diferentes: para candidatos de família de baixa renda (com renda líquida máxima de R$ 700,00 por morador da casa); funcionários da Unicamp ou Funcamp; pessoas que se candidatarem a vagas em cursos de licenciatura no período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

A Universidade oferece 66 cursos (Foto: divulgação)

No Vestibular 2012, a Unicamp ofertou 3.320 vagas em 66 cursos. Destas vagas, 34,3% (1140 vagas) eram do período noturno. A Universidade também faz o processo seletivo para o ingresso de candidatos para as 124 vagas dos cursos de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). Saiba mais e veja a lista completa dos cursos oferecidos pela Unicamp no site da Comvest (http://www.comvest.unicamp.br).

Top