Vestibular UFPR 2014: inscrições, datas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizada na cidade de Curitiba, acaba de lançar o edital para as provas do vestibular 2014. Para o…

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), localizada na cidade de Curitiba, acaba de lançar o edital para as provas do vestibular 2014. Para o próximo ano, a instituição disponibilizará um total de 5.087 vagas. O prazo para as inscrições e pedido de isenção de taxas começa a correr, ainda neste mês. Confira, a seguir, as inscrições e datas para o vestibular UFPR 2014.

A UFPR acaba de lançar o edital para o vestibular de 2014 (Foto: Divulgação)

Inscrições vestibular UFPR 2014

Os candidatos poderão efetuar suas inscrições para o vestibular UFPR 2014 a partir do dia 19 de agosto. O prazo terminará às 16h do dia 16 de setembro.

Do total de vagas disponíveis, 40% serão destinadas a cotistas. Desta parcela, 25% estão reservados à Lei das Cotas e15% se destina ao preenchimento, segundo uma resolução interna da universidade, que reserva 7,5% a candidatos negros e 7,5% para estudantes que tenham, comprovadamente, concluído os ensinos fundamental e médio em escolas públicas.

Alunos que queiram pedir isenção de taxas deverão fazê-lo neste mesmo período de inscrição, por meio do preenchimento de um formulário específico, na página vestibular UFPR 2014, desde que preencham os requisitos necessários. A universidade também aceita notas do Enem.

Serão ofertadas 5.087 vagas para o vestibular UFPR 2014 (Foto: Divulgação)

As inscrições para o vestibular UFPR 2014 deverão ser feitas, exclusivamente, no site da Universidade. A taxa de inscrição é de R$ 80. Já para os chamados “treineiros” (que prestam as provas, mas não concorrem às vagas) o valor é de R$ 79. O candidato poderá se inscrever em qualquer dia, dentro do prazo, bem como realizar o pagamento, ou seja, poderá quitar o boleto bancário até o dia 16 de setembro.

Leia Também:  4 Melhores cursinhos pré-vestibular à distância

Datas das provas UFPR 2014

As inscrições acontecem de 19 de agosto a 16 de setembro de 2013 (Foto: Divulgação)

O processo seletivo será composto por duas fases. As provas do vestibular UFPR 2014 serão realizadas nos dias 3 de novembro e 1 de dezembro de 2013.

A primeira fase do vestibular, de caráter apenas eliminatório, será realizada no dia 3 de novembro, no turno da tarde e terá a duração de 5 horas. A prova será de Conhecimentos Gerais, contendo 80 questões de diferentes matérias do Ensino Médio.

Já a segunda fase do vestibular UFPR, a ser realizada no dia 1 de dezembro, avaliará a compreensão e produção de textos de todos os candidatos. Também haverá provas específicas, de acordo as opções de cursos.

Todos os detalhes do processo seletivo UFPR 2014 podem ser conferidos na página da instituição. Em breve, a universidade divulgará, no mesmo site, o manual do candidato.

Top