Vestibular 2016 como escolher o melhor curso

Confira dicas para prestar vestibular 2016 como escolher o melhor curso. Para alguns jovens, escolher a carreira é um verdadeiro pesadelo, afinal, eles não…

Confira dicas para prestar vestibular 2016 como escolher o melhor curso. Para alguns jovens, escolher a carreira é um verdadeiro pesadelo, afinal, eles não se sentem maduros o suficiente para definir uma profissão para a vida toda. Na hora de decidir, é preciso pensar nas afinidades, no mercado e nos desafios de cada ocupação.

Vestibular 2016 como escolher o melhor curso. (Foto Ilustrativa)

O fim do ano se aproxima e, com ele, a temporada de vestibulares. Quem ainda não escolheu o curso ideal, começa a ficar preocupado. É natural sentir dúvidas, afinal, trata-se de uma escolha responsável por determinar toda a trajetória profissional. Em todo caso, é fundamental manter a calma, pensar bem e levar em consideração alguns conselhos.

Leia mais: Dicas para estudar para o vestibular sem gastar muito

Vestibular 2016 como escolher o melhor curso

O Mundo das Tribos separou algumas dicas para o vestibular 2016 como escolher o melhor curso. Confira:

Descubra o que você gosta de fazer

Faça uma lista das coisas que você gosta de fazer. (Foto Ilustrativa)

O primeiro passo para acertar na escolha do curso é descobrir o que você gosta de fazer. Isso mesmo! Elabore uma lista com todas as atividades que proporcionam prazer e bem estar na sua vida. Depois, faça uma análise mais profunda sobre os itens listados. Por exemplo: uma pessoa que gosta de escrever, pode se dar bem no curso de Jornalismo. O desenhista armador pode se realizar fazendo arquitetura. Enfim, são muitas possibilidades.

Identifique as disciplinas favoritas

Na escola, os estudantes costumam ter suas disciplinas favoritas, ou seja, aquelas que parecem mais fáceis e até mesmo proporcionam prazer. Um jovem que gosta muito de matemática, por exemplo, pode se dar bem em qualquer ramo da Engenharia.

Considere as matérias que você mais gosta. (Foto Ilustrativa)

Saiba mais: Como escolher carreira profissional

Leia Também:  UFGD cursos a distância 2017

Conheça as profissões

Depois de definir os cursos que mais combinam com o seu perfil, chegou a hora de pesquisar a fundo as profissões. Em alguns casos, a faculdade pode até ter uma grade curricular interessante, mas os desafios da carreira podem não combinar com o seu perfil. Portanto, faça pesquisas na internet, converse com profissionais que já estão no mercado de trabalho e procure conhecer com mais detalhes os salários e atividades.

Faça um teste vocacional

Um teste vocacional pode ajudar. (Foto Ilustrativa)

Mesmo depois de pesquisar e analisar vários cursos, alguns estudantes ainda continuam em dúvida sobre o futuro profissional. Nesse caso, vale à pena recorrer ao teste vocacional. Esse recurso ajuda o vestibulando a fazer a melhor escolha, avaliando preferências, habilidades e objetivos.

Veja também: Como estudar sozinho para o vestibular

Agora você já tem bons conselhos para o vestibular 2016 como escolher o melhor curso. Siga as nossas dicas e com certeza a decisão final será mais fácil. De qualquer forma, continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre carreira.

 

Top