Vestibular 2015: Regra para uso da Nota Enem na FUVEST

Vestibular 2015: Regra para uso da Nota Enem na FUVEST

Ao fazer o vestibular 2015: regra para o uso da Nota Enem na Fuvest, o candidato deve saber que os pontos alcançados no exame…

Por Editorial MDT em 11/05/2015

Ao fazer o vestibular 2015: regra para o uso da Nota Enem na Fuvest, o candidato deve saber que os pontos alcançados no exame nacional do ensino médio o ajudará na primeira fase do vestibular da USP (Universidade de São Paulo). A instituição estuda desde o ano retrasado a usar o exame como vestibular, porém a ideia ainda não aprovada pelo conselho da universidade e, por enquanto, o candidato poderá apenas utilizar a nota na primeira etapa.

Vestibular 2015: Regra para o uso da Nota Enem na Fuvest (Foto: Divulgação)

Vestibular 2015: Regra para o uso da Nota Enem na Fuvest

No caso do Vestibular 2015: Regra para o uso da Nota Enem na Fuvest é primeiramente fazer a inscrição no vestibular e no ato já optar em aproveitar a nota do exame, que será recebida pela Universidade de São Paulo assim que disponibilizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), entidade que faz e aplica o Enem.

Leia mais informações sobre:  Mudanças Previstas Para Vestibular Fuvest

Como é calculada a nota?

Para entrar na USP, o candidato terá que fazer o Enem e a Fuvest. Ambas notas serão utilizadas para uma composição final, que poderá ou não ser uma boa notícia para o estudante.

Nota do Enem é utiizada para fazer o cálculo (Foto: Divulgação)

De acordo com material disponível no próprio site da USP, a base para o cálculo é a seguinte: (4xF + 1xNE / 5 = ) Sendo a sigla F o número de pontos obtido na prova de 1ª fase da Fuvest e a NF sendo a nota na prova objetiva do Enem na base centesimal. A nota do Enem será transformada para a mesma escala da Fuvest.

Bônus para os estudantes do ensino público

A nota do Enem será usada também para compor os pontos de bônus para alunos que fizeram integralmente o ensino médio em escolas públicas do país inteiro. Eles poderão ter até 6% de bônus nas duas fases da Fuvest dependendo dos resultados da avaliação nacional.

Resultado do Enem ajuda candidato que deseja ingressar na Universidade de São Paulo (Foto: DIvulgação)

Leia mais informações sobre: Cursos Menos Disputados Da Fuvest 2015

Fim da fuvest

O reitor da USP, Marco Antonio Zago, vem tentando desde dezembro de 2014 a negociar com integrantes do Conselho Universitário a utilização do Enem como vestibular da instituição. Segundo ele, essa atitude traria benefícios a entidade, como bons alunos de todo o país e também na diversificação do perfil de alunos. Em 2009, quando houve a grande reformulação do Enem, pelo menos 55 universidades federais participaram da unificação do exame. A principal ideia de unificação dos vestibulares, testada anteriormente, ainda não foi descartada pelo MEC.

USP estuda tornar o Enem como vestibular ofical para dar acesso aos estudantes (Foto: Divulgação)

Enquanto isso, o MEC já prepara a edição do exame de 2015. As inscrições devem ser abertas no mês de maio e até o início de junhos deverão ser encerradas. Contanto desta data, os inscritos terão 5 meses para se preparem para a prova que dura dois dias.

Top