Vergonha de ir ao ginecologista? 10 dicas para superar isso!

Wagner Santos 28/09/2021 Notícias

Você tem vergonha de ir ao ginecologista? Se sim, não se preocupe, pois, isso é totalmente normal e acontece com a maioria das mulheres que nunca fizeram ou que até já fizeram os exames de rotina.

A timidez é algo normal no nosso cotidiano e pode aumentar em situações que temos que nos “expor”. 

Nesse sentido, não tem lugar que cause mais vergonha para as mulheres que a ida ao ginecologista.

No entanto, essa vergonha é algo que pode ser tratado e você pode deixar de lado quando for se consultar. Sendo assim, vamos te mostrar 10 dicas para superar a vergonha de ir a uma ginecologista!

10 Dicas para superar a vergonha de ir ao Ginecologista

O processo de esperar a consulta ginecologista é algo que causa muito mais nervosismo do que a própria. Pois, ficam ansiosas e nervosas, fazendo com que a vergonha só aumenta.

Então para tentar ajudar vocês mulheres a ter uma consulta mais tranquila e perder a vergonha com o tempo, preparamos 10 dicas aprovadas por várias mulheres durante os exames de rotina.

Então, conheça as 10 dicas para superar a vergonha de ir ao ginecologista:

  1. Escolha uma ginecologista mulher;
  2. Escolha uma médica particular fixa;
  3. Se relacione com a ginecologista;
  4. Seja sincera sobre os sintomas;
  5. Exponha qualquer constrangimento;
  6. Conheça os exames;
  7. Vá acompanhada;
  8. Anote todas as dúvidas e leve à consulta;
  9. Se distraia durante a espera;
  10. Se acostume com os exames de rotina.

 

Essas dicas variam de mulher e personalidade, então pratique qual você pensa que pode funcionar com você e observe os resultados. 

Agora, para você conseguir entender melhor, veja como praticar algumas dessas dicas e perder a vergonha de ir ao ginecologista.

Escolha se consultar com uma mulher.

Muitas mulheres se sentem desconfortáveis quando vão se consultar com um homem, e isso é totalmente normal e não tem nenhum problema. A escolha de como e com quem vai se consultar é sua.

Então antes de marcar a consulta, certifique-se de que será uma mulher que realizará os exames. No caso de uma médica particular, procure uma ginecologista mulher de sua escolha para realizar seus exames.

Tente se distrair na sala de espera.

Após selecionar uma mulher para realizar os exames, você com certeza deverá se sentir mais à vontade para se consultar. No entanto, principalmente durante a espera, o nervosismo aumenta e você começa a ficar preocupada.

Sendo assim, se prepare para esperar e se distraia com algo, leve revistas, jornais ou qualquer outra coisa para se distrair e esquecer do exame.

Assim você não dará tanta atenção para o nervosismo e relaxa.

Estabeleça uma relação com a sua médica.

Converse naturalmente com a médica, crie uma relação para que os exames que você terá que realizar, sejam mais naturais a partir daquele momento.

Conforme as mulheres, elas se sentem mais à vontade com profissionais que podem conversar e se relacionar amigavelmente.

Fale com a médica sobre qualquer constrangimento.

Se houver uma situação que cause desconforto para sua pessoa, não esconda da sua Ginecologista e exponha para poder ser resolvido.

Em alguns casos que estagiários ou assistentes ficam na sala, você pode falar com a sua médica sobre o seu constrangimento e com certeza a ginecologista resolvera.

Procure falar tudo a respeito da sua saúde para o profissional.

Principalmente na primeira consulta, é importante que você fale o necessário e o mais importante sobre você, sendo a questão da saúde.

Fale tudo que está sentido para a doutora e faça com que a consulta seja rápida, assim você não permite que a vergonha tome lugar naquele momento.

Então, não tenha medo, e não esconda nada do profissional.

Pesquise sobre as etapas do exame.

O grande responsável pela vergonha ou preocupação das pacientes é não saber como serão realizados os exames. Por isso, pesquise antes de ir a ginecologista ou pergunte para a sua doutora.

Assim, você chega mais preparada e sabendo exatamente como será a consulta. Isso faz com que o nervosismo diminua e você relaxe mais.

Sempre que tiver dúvidas, procure fontes confiáveis, pesquise. Isso vai te ajudar bastante.

Considerações finais

Se você é uma pessoa que infelizmente tinha vergonha de ir ao ginecologista, saiba que isso não é motivo, se tratando de algo essencial, e totalmente normal.

Sendo assim, se você usar essas dicas da forma correta, com certeza deixará de ter vergonha de ir ao ginecologista.

Coloque sempre sua saúde em primeiro lugar.

Outros artigos

Os games mais vendidos do Brasil

05/02/2013

Os games mais vendidos do Brasil

Os brasileiros adoram jogar games e por isso a venda desses artigos não param de crescer. São muitas as modalidades que tornam possível a prática desse tipo de jogos...

Metrô do Rio de Janeiro

29/12/2009

Metrô do Rio de Janeiro

O Rio é uma cidade muito grande, e também um município um pouco complicado de andar, mas saiba que é possível que você se movimente facilmente através dos metrôs...

Relógios Technos – Lançamentos 2010

16/12/2009

Relógios Technos – Lançamentos 2010

Os relógios Technos acrescentam estilo e modernidade ao pulso de homens e mulheres, inovando sua tecnologia a cada novo modelo lançado no mercado. A empresa resp...