Ventilador de teto: como escolher, cuidados

Para enfrentar o calor com eficiência e sem ter que ficar mudando o ventilador de um lado para o outro, você já pensou em…

Por Editorial MDT em 28/02/2013

Para enfrentar o calor com eficiência e sem ter que ficar mudando o ventilador de um lado para o outro, você já pensou em instalar ventiladores de teto na sua casa, seja na cozinha, na sala ou no quarto? Antes, porém, de comprar um, é preciso ficar atento para escolher corretamente o melhor modelo. Veja aqui os cuidados que se deve ter na hora de adquirir um ventilador de teto.

Limpe periodicamente seu ventilador de teto e confira seus os parafusos dele estão bem presos (Foto: divulgação)

Leia também: Controle para ventilador de teto.

Ventilador de teto: cuidados

Alguns dos cuidados ao escolher ventilador de teto referem-se ao número de hélices de cada modelo. Quanto mais pás o ventilador de teto escolhido tiver, mais e melhor ele vai espalhar o vento por todo o ambiente do cômodo onde ele estiver instalado. Além disso, pelo fato do vento produzido por esse tipo de ventilador circular por uma área maior, ele espanta mais facilmente insetos como moscas, mosquitos e pernilongos, que tanto nos incomodam, não é mesmo?

Periodicamente, é preciso limpá-lo para retirar a poeira nele acumulada e, uma vez ao ano, também verificar se todos os seus parafusos estão bem presos, para que ele não se solte do teto e acabe, com isso, provocando um acidente.

Modelo de ventilador de teto apropriado para ser instalado na sala (Foto: divulgação)

Veja também: Ideias para decorar ventilador de teto.

Ventilador de teto: como escolher

Só o fato de você estar em busca de um ventilador de teto, e não de um convencional, já vai fazer com que seu consumo de energia diminua, pois esses modelos são bem mais econômicos do que os outros. Como nem todo mundo pode permanecer durante muito tempo em ambientes com aparelhos de ar condicionado, o ventilador de teto também leva vantagem nesse quesito.

Como escolher ventilador de teto? Isso depende do cômodo da sua casa onde ele vai ser instalado. Se for na sala, por exemplo, é bom evitar colocar um ventilador de teto colorido, que acabe tirando a atenção das pessoas da decoração desse ambiente. Já nos quartos, que geralmente não contam com uma decoração chamativa, modelos nas cores marrom ou cinza escuro vão dar um destaque interessante e diferenciado ao local.

Este modelo combina muito bem se for instalado nos quartos da casa (Foto: divulgação)

Top