Vendas no varejo nacional caem em fevereiro

Élida Santos 13/04/2012 Notícias

Os lucros diminuiram nesse setor com relação a janeiro (Foto: Divulgação)

As vendas no comércio varejista nacional diminuíram 0,5% no mês de fevereiro, depois de terem aumentadoo 3,3% (dado revisado), segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (13). O resultado do segundo mês do ano quebrou uma sequência de três meses de alta nesse índice. No ano, o indicador tem alta de 8,7% e, em 12 meses, de 6,7%. Se comparado com fevereiro do ano passado, o varejo cresceu 9,6%.

A receita nominal também caiu (Foto: Divulgação)

Em relação à receita nominal, também foi registrado diminuição no percentual, de 0,7%, sendo o primeiro registrado desde março de 2010, de acordo com o IBGE. No acumulado de janeiro a fevereiro, a área comercial registrou avanço de 12,6% e, nos últimos 12 meses, de 11,4%. Já na comparação com fevereiro do ano passado, a elevação verificada nas vendas foi de 13,2%.
No estudo efetuado em fevereiro, dos 10 setores do comércio avaliados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quatro tiveram aumento com relação ao volume de vendas, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,1%) e combustíveis e lubrificantes (1,9%), entre outros.

Se comparado com um período de um ano antes, só duas atividades registraram resultado negativo: livros, jornais, revistas e papelaria; e tecidos (-0,8%) e vestuário e calçados (-3,4%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo tiveram maior alta no volume de vendas, de 11,8%, e exerceram o maior impacto sobre a taxa.

Já o comércio nos 27 estado do Brasil registrou aumento (Foto: Divulgação)

O comércio nos 27 estados brasileiros apresentou aumento sobre fevereiro do ano anterior. Os principais resultados partiram de Roraima (35,9%); Tocantins (19,6%); Mato Grosso do Sul (17,1%); Santa Catarina (16,2); e Paraná (15,9%). Já na comparação com o mês de janeiro, somente 13 estados tiveram resultados positivos. As maiores variações foram em Alagoas (8,3%); Sergipe (4,9%); Amapá (5,0%); Tocantins (4,7%). As maiores quedas foram no Acre (-3,4%); Paraná (-3,2%); Rondônia (-3,1%) e Rio Grande do Sul (-1,8%).

Outros artigos

Pousadas em Lumiar Rio de Janeiro

14/08/2011

Pousadas em Lumiar Rio de Janeiro

Lumiar é uma aprazível localidade da serra fluminense e fica no município de Nova Friburgo. A altitude do local é de cerca de 700 metros, o que explica a variaçã...

Onde Comprar Lâmpadas de LED

23/05/2011

Onde Comprar Lâmpadas de LED

A tecnologia LED já não é tão nova assim no setor de iluminação, pois já está presente desde 1999 mostrando grandes utilidades e vantagens, como a economia de en...

Balizadores LED: fotos, como usar

09/02/2013

Balizadores LED: fotos, como usar

Um dos componentes importantes da decoração de uma casa é a iluminação. Na hora de planejá-la, você deve considerar não apenas os fatores estéticos que a compõem, ma...