Velhice precoce: evite alguns hábitos não-saudáveis que envelhecem

PUBLICIDADE

Entre as preocupações do ser humano, principalmente das mulheres, está a velhice. Envelhecer soa para algumas pessoas como algo incômodo, seja pela saúde ou mesmo pela estética. Não tem como evitar o processo, pois é algo natural da vida, mas com algumas medidas talvez você consiga retardar os sinais. Com o tempo surgem as linhas de expressão, rugas e até mesmo a flacidez. Evitando alguns hábitos não-saudáveis é possível manter a pele por mais tempo jovem, com um melhor aspecto. Nada de cremes caríssimos ou plásticas, são com medidas diárias que faremos a diferença.

Entre alguns dos hábitos que envelhecem, podemos citar um dos principais vilões: o cigarro. Isso mesmo! Muitos não se dão conta do quão negativo é essa droga. Além de prejudicar os pulmões e o resto do organismo como um todo, o cigarro envelhece a pele facial, principalmente a região da boca. O cigarro diminui a oxigenação da pele. Pelo ato de sugar e de fechar aos olhos ao fumar, o cigarro ainda traz rugas e flacidez.

Outro inimigo declarado é o sol. Ele deve ser evitado, principalmente nos horários de picos. Ao se expor ao sol, não deixe de passar o protetor solar, item indispensável para todo o tipo de pele, dando um foco maior para as peles claras. Mesmo em dias nublados o protetor deve ser usado. O sol causa manchas e o envelhecimento precoce na pele. O protetor solar facial nunca deve ser abaixo de 30 FPS. Para o restante do corpo o mínimo indicado é 15 FPS.

PUBLICIDADE

Durante o sono o corpo produz melatonina, que pode ser considerado um “hormônio rejuvenescedor”. Dormir mal, por exemplo, é mais um hábito que promove o envelhecimento precoce. Sua pele precisa desse hormônio para se acalmar e se reparar. Dormir mal e pouco é um hábito não-saudável prejudicial para a sua pele. Durma 8 horas por noite ou o mais próximo possível disso. Esse é o tempo suficiente para seu corpo descansar e sua pele se reparar.

E o estresse então? Esse é totalmente prejudicial a pele e à sua saúde mental. Ele libera adrenalina e que altera os hormônios. Essa alteração pode refletir na pele, tornando-a oleosa e às vezes até trazendo alergias. A poluição também é prejudicial a pele. A mesma absorve os gases nocivos, aumentando os radicais livres, além da oxidação, que acelera o envelhecimento.

Os hábitos saudáveis que previnem o envelhecimento precoce são simples e devem ser incluídos na sua rotina. A prática de atividade física, por exemplo, traz reflexos também para a sua pele. Diga não ao sedentarismo. Beba bastante água. A hidratação da pele é fundamental. Essa hidratação também pode ser feita com cremes corporais. Use-os todos os dias, seja no frio ou no calor.

Preste atenção em sua alimentação. Evite gorduras e açucares, eles prejudicam o colágeno e estimulam a produção dos radicais livres. Mantenha uma dieta balanceada, ricas em antioxidantes, com vegetais, frutas, legumes, cereais e hortaliças. Essas são apenas algumas dicas para evitar o envelhecimento da pele. Mude seus hábitos e mantenha sua pele jovem e saudável!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.