Velas-luminárias: como fazer em casa

As velas-luminárias são capazes de deixar a decoração mais bonita, charmosa e personalizada. Elas podem ser confeccionadas artesanalmente e atuam nos espaços como belíssimos…

Estas peças não podem ser consideradas velas porque não possuem pavio próprio, por isso ganharam o nome de velas-luminárias. (Foto:Divulgação)

As velas-luminárias são capazes de deixar a decoração mais bonita, charmosa e personalizada. Elas podem ser confeccionadas artesanalmente e atuam nos espaços como belíssimos elementos decorativos. Além de contribuir com a estética, as velas-luminárias também atuam como objetos funcionais, pois beneficiam um projeto de iluminação.

Velas-luminárias na decoração

Ao apostar em velas-luminárias para decorar algum ambiente da casa, como a sala de estar, é possível obter uma atmosfera aconchegante e acolhedora. As peças também podem ser empregadas para decorar o quarto de casal, ressaltando desta forma um efeito de luz romântico e agradável. Além de atuar no design de interiores, a vela-luminária é resistente o suficiente para ornamentar área externas, como jardins e varandas.

Velas-luminárias decoram as escadas. (Foto:Divulgação)

Pelo fato de ser um objeto versátil e atrativo em todos os contextos, a vela-luminária não contribui apenas com a decoração de ambientes residenciais, mas também pode ajudar a ornamentar festas e outros tipos de eventos, que combinam com um tipo de iluminação suave e acolhedor.

Em lojas de artesanato é possível encontrar velas-luminárias em vários tamanhos, formatos e cores. No entanto, ao invés de comprar a peça pronta, vale a pena adquirir os materiais e aprender o passo-a-passo para confeccioná-la em casa.

Feita a partir de um processo artesanal simples, a vela-luminária é capaz de combinar cores, aromas e efeitos de luz de forma impressionante. Ela também conta com a vantagem de ter duração ilimitada (não se consome) e de apresentar alta resistência.

Veja outra ideia: Luminárias para fazer em casa, passo a passo

Vela luminária: passo a passo

A vela-luminária confeccionada em casa terá uma bexiga como molde, adotando desta maneira um formato arredondado. Confira:

Continuar Lendo  Receitas com carne moída práticas

Materiais

– Bexiga do tamanho desejado;
– Parafina (a de cor branca ou transparente possui mais qualidade)
– Água
– um vela pequena

Passo-a-passo da vela-luminária

1. Encha a bexiga com água, até que ela adquira o tamanho desejado para a luminária;

2. Derreta a cera com o fogo na temperatura de 180 graus;

Encha a bexiga com água e afunde-a na cera derretida. Cuidado para não ultrapassar o nível da água. (Foto:Divulgação)

3. Mergulhe a bexiga na parafina derretida, afundando-a até abaixo do nível da água. É muito importante respeitar esta regra, pois caso contrário, o balão pode estourar e comprometer o trabalho;

4. Repita o processo, mergulhando a bexiga na cera mais algumas vezes. É essencial fazer um intervalo de alguns minutos entre um mergulho e outro, assim a cera pode esfriar e secar;

Deixe a peça com um fundo plano. Espere secar e estoure a bexiga. (Foto:Divulgação)

5. Enquanto a bexiga estiver quente, o artesão deve segurá-la para baixo sobre um pedaço de papel. Desta forma, a peça vai criar um fundo plano e permitir que a luminária fique apoiada em uma superfície. Se ela fosse totalmente redonda, isto não seria possível;

6. Mergulhe a bexiga na cera até que ela adquira a espessura ideal;

7. Deixe secar sobre um papel ou uma assadeira;

8. Depois de seco, fure o balão e deixe escorrer a água;

9. Coloque uma velinha acessa dentro do recipiente feito com cera.

Observação: caso a intenção seja fazer velas-luminárias coloridas, adicione anilina na cor desejada na hora de preparar a parafina.

Veja também: Velas decorativas e artesanais – Significado das cores

 

Top