Veja como o estresse pode sabotar sua dieta

Veja como o estresse pode sabotar sua dieta

Veja como o estresse pode sabotar sua dieta e previna esse mal para manter o corpo em forma. As pessoas estressadas e que estão…

Por Isabella Moretti em 11/08/2015

Veja como o estresse pode sabotar sua dieta e previna esse mal para manter o corpo em forma. As pessoas estressadas e que estão envolvidas com um programa de emagrecimento devem tomar cuidado, pois esse sintoma pode estimular a vontade de comer alimentos calóricos.

Veja como o estresse pode sabotar sua dieta. (Foto Ilustrativa)

O estresse é uma verdadeira epidemia do século XXI. As pessoas acabam se sentindo estressadas porque estão sobrecarregadas com trabalho, estudo, contas para pagar, filhos para cuidar, entre muitos outros afazeres e responsabilidades. Diante de uma situação de estresse, o corpo costuma apresentar alguns sinais, como tensão muscular, alterações de humor, hipertensão, ansiedade e perda de interesse nas coisas.

Quem possui uma rotina estressante também acaba tendo dificuldades para manter uma dieta saudável e equilibrada. E o motivo disso? Bom, podemos considerar o emocional abalado, ou seja, que não consegue resistir às tentações.

Saiba mais: Como fazer dieta corretamente

Veja como o estresse pode sabotar sua dieta

Uma pesquisa recente comprovou que o estresse prejudica a dieta. (Foto Ilustrativa)

Quem vive estressado pode encontrar sérias dificuldades para perder peso e manter a boa forma. Veja como o estresse pode sabotar sua dieta:

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Zurique, na Suíça, o estresse pode sabotar a dieta. O estudo chegou a essa conclusão após aplicar um questionário em 51 pessoas, que tiveram a missão de separar os alimentos em duas categorias: saudáveis e saborosos.

Após responderem aos questionários, os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo vivenciou uma experiência de estresse leve, deixando as mãos imersas em água gelada por alguns minutos. Depois, essas pessoas visualizaram duas fotos de alimentos e tiveram a atividade mental monitorada. O segundo grupo também enfrentou o desafio de visualizar as imagens, mas sem passar pela situação de estresse.

Muitas pessoas desforram o estresse na comida. (Foto Ilustrativa)

Após analisar os resultados do experimento, os pesquisadores suíços chegaram à conclusão de que os participantes do primeiro grupo escolhiam alimentos “saborosos” ao invés de “saudáveis” com mais frequência, em comparação com o segundo grupo. Conforme mostrou a pesquisa, isso aconteceu porque as pessoas sob estresse agiram estimuladas pelo desejo de gratificação, perdendo assim o foco do emagrecimento e caindo em tentação.

Veja também: Estresse da vida moderna, saiba como prevenir

As pessoas tendem a descontar o estresse na comida, ou seja, elas exageram no consumo de doces e alimentos saborosos para compensar ansiedade do dia-a-dia e da sobrecarga de atividades.

Como evitar o estresse?

Ao invés de comer coisas gostosa, encontre outros meios de combater o estresse. (Foto Ilustrativa)

Você pode evitar o estresse e viver em paz, sem correr o risco de engordar. Confira a seguir quatro dicas úteis:

Dedique-se a um hobby: isso significa realizar alguma atividade que você realmente goste, como dançar, jogar videogame, sair com os amigos, ouvir música, assistir um filme ou ler um livro.

Não se sobrecarregue: evite trabalhar demais ou se preocupar com várias coisas ao mesmo tempo. Se for preciso, exclua da sua lista de afazeres os compromissos desnecessários.

Pratique exercícios físicos: ao invés de se render à gula e assaltar a geladeira, experimente combater o estresse praticando exercícios físicos.

Leia mais: Alimentos que ajudam a combater estresse no trabalho

É muito importante que você veja como o estresse pode sabotar sua dieta e assim adote medidas preventivas para não cair em tentação. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos, pois temos mais dicas para emagrecer.

 

Top