Veja 10 dicas de livros para jovens

Livros são perfeitos para ensinar os jovens muitos aspectos da vida, além de ser uma porta de entrada de conhecimento sobre diversos assuntos. Veja 10 dias de livros para jovens. […]

Conhecidos por pertencerem à geração Y, os jovens de hoje fazem muitas coisas ao mesmo tempo e são felizes e satisfeitos por isso. Além desse detalhe, esses mesmos são rotulados de desinteressados pela leitura.  Mesmo que ela seja feita pela tela de um computador, há muitos livros que são feitos para esse público. Veja lista com 10 dicas.

Clássicos

 

1 – Dom Casmurro de Machado de Assis – A história do amor vivido entre Bentinho e Capitu é muito bem escrita em meio ao cenário do Rio de Janeiro do século XIX. Ciúme, paixão, infantilidade, medos, inseguranças e traição marcam essa grande obra feita pelo mestre mais respeitado da literatura brasileira. A grande questão do livro é se Capitu traiu ou não Bentinho. A magnitude do talento de Machado é tão grande que a questão atravessa anos e anos sem realmente haver alguma resposta concreta sobre o pulo da cerca ou não, por parte da mulher.

2 – O Pequeno Príncipe – Engana-se quem pensa que esse livro é feito para crianças. Na verdade, a obra mostra grandes questões da vida, embaladas em frases que pertencem ao universo infantil, mas com profundidade de significados imensa, não sendo somente para os pequenos.

3 – Fernão Capelo Gaivota, de Richard Bach – Escrito em 1970, faz sucesso até hoje entre os jovens. A história é sobre Fernão, uma gaivota que vê que o simples fato de voar não se resume somente ao deslocamento, mas sim, na liberdade. A mensagem liberdade, amor e aprendizagem é ótima para jovens.

4 – O Diário de Anne Frank – A menina judia Anne Frank, que ficou escondida no sótão de uma casa em Amsterdã durante dois anos com toda a família, para fugir das forças nazistas que tomavam conta da Europa. Anne escreveu um diário contando cada detalhe do horror da Segunda Guerra Mundial. Quando tinha 15 anos, foi descoberta e transferida com todos os outros para um campo de concentração, onde morreu de tifo. Seu pai foi o único sobrevivente e foi graças a ele que o livro foi publicado. É uma forma dos jovens aprenderem um pouco mais sobre a história ocidental.

Leia Também:  Frases sobre livros

Atuais

5 – Todos de Talita Rebouças – A escritora já colocou na prateleira dos jovens 13 livros que abordam os principais acontecimentos da vida sob o ponto de vista dos adolescentes. O livro Fala sério, filha! A vingança dos pais conta com crônicas que fazem com que os filhos possam ter uma grande noção do que se passa na cabeça de seus pais.

6 –  1808 de Laurentino Gomes – Com uma linguagem de fácil compreensão, o leitor é levado a entender os meandros da história do nosso país, especialmente na vinda da corte portuguesa para cá.

7 – 1822, do mesmo autor – os leitores são chamados a conhecer um pouco mais a história da independência do Brasil, tema de tão grande discussão nas universidades brasileiras.

Livros estrangeiros

8 – Da autora J. K. Rowling têm um sucesso que engloba várias obras: a Coleção de Harry Potter. Na verdade, são sete livros que contam a saga do bruxinho mais famoso do mundo. A história dele encanta uma geração inteira que se diverte e entra cada vez  mais nesse mundo fantástico.

9- Outros que chamam atenção de jovens em todo mundo é A saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, que narra a história de Isabela Swan que se apaixona por um vampiro, Edward Cullen. São quatro livros: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer.

10 – Gossip Gril de Cecily Von Ziegesar – série de livros que contam a vida de jovens que vive em Nova York. Tudo se passa pelos olhos de uma menina que escreve em um blog.

Top