Veja 10 curiosidades sobre as aranhas

  As aranhas pertencem ao grande grupo dos aracnídeos e são animais que causam diferentes reações nos seres humanos. Algumas pessoas ao verem esse…

Por Redacao em 29/11/2011

 

As aranhas pertencem ao grande grupo dos aracnídeos e são animais que causam diferentes reações nos seres humanos. Algumas pessoas ao verem esse bichinho logo começam a gritar, outras correm para matá-lo ou mesmo há quem goste e até as deixa viver no canto do quarto, para se ver livre de outros insetos impertinentes.

Esses animais também já fizeram muito sucesso nas histórias de quadrinhos, filmes, músicas entre outros. Uma das suas atuações mais lembradas é no filme Homem-Aranha, que mostra algumas das habilidades desse aracnídeo no corpo de um homem que se transforma em metade aranha, metade humano. Se você acha super interessante a vida desse animalzinho, confira as curiosidades sobre ele:

1- Origem do nome

O nome tem origem na Grécia Antiga. Segundo uma lenda, nesta época existia uma mulher que se chamava Arachne. Ela era tão hábil na arte de tecer que um dia desafiou a Deusa Atena. No final do confronto, Arachne teceu uma peça que mostrava os Deuses de uma forma debochada. Atena furiosa acaba transformando a linda mulher em uma aranha, a condenando a tecer para a vida inteira.

2-O poder das teias

Para se ter noção, aquele simples fio quase transparente é  cinco vezes mais fortes que o aço do mesmo diâmetro e ainda, a teia pode ser esticada até 4 vezes o seu comprimento original. O mais impressionante nisso tudo é que a teia de algumas espécies é muito mais resistente que o kevlar, um tipo de fibra sintética usada na fabricação de coletes à prova de balas.

3-Meio de transporte

Muitas pessoas acabam tendo dó quando derrubam alguma aranha de alturas consideradas altas para elas. Porém, esses bichinhos acabam usando a altura como forma de transporte. Elas produzem uma teia invisível que serve de “paraquedas”, e assim se transportam para diversos lugares em longas distâncias, principalmente na época da procriação.

4- Bebê invisível

Como ao nascer as aranhas são muito frágeis e sendo fáceis presas para predadores, elas acabaram, com o tempo e a necessidade, desenvolvendo um mecanismo que quando  bebês são tão branquinhas que acabam sendo invisíveis.

5- Teias como matérias primas para meias

Por incrível que pareça as teias já foram usadas como matéria prima na confecção de meias femininas. Quem fez essa peripécia foi  François Xavier Bon de Saint Hilaire que colecionou cerca de 1 milhão de casulos para produzir a meia.

6- Picadas de aranhas não são tão perigosas como todos pensam

Ao contrário do que vemos em filmes, a picada da aranha geralmente é inofensiva. Além do mais, elas picam apenas os humanos quando se sentem ameaçadas. Mas, não é por conta disso que você vai sair pegando tudo que é tipo de aranha. Algumas espécies são altamente venenosas.

7- Tamanhos de teias

As teias podem ter tamanhos incríveis. Para se ter ideia já foram encontrados trabalhos com mais de 180 metros de altura. A teia foi feita em conjunto e é  maior do que um campo de futebol. Essa raridade foi encontrada no Texas.

8- O ataque das aranhas

Pelo contrário do que muitas pessoas pensam, a aranha não pega suas presas com armadilhas através da teia. Ela usa dessa tática, mas também pula sobre as presas. Outro mito é que as aranhas não enxergam direito, pelo contrário elas possuem um ótima visão graças aos dois olhos estrategicamente posicionados.

9-Cola de aranha

Através da teia produzida por ela é possível confeccionar cola.

10- Aranhas e o meio ambiente

Essas criaturas ajudam a manter o meio ambiente, já que frequentemente estão reciclando suas teias. Para isso, elas comem a teia antiga, que é cheia de vitaminas, deixando apenas a estrutura básica que sustentará o novo projeto.

Top