Veja 10 alimentos que atuam no combate ao câncer

Um hábito alimentar saudável é uma poderosa ferramenta e pode provocar mudanças que vão desde estéticas – como se manter no peso ideal e…

Um hábito alimentar saudável é uma poderosa ferramenta e pode provocar mudanças que vão desde estéticas – como se manter no peso ideal e ter uma pele mais saudável, até psicossociais – por melhorar o estado de alerta e memória, além de ajudar na promoção do bom humor e disposição, melhorando as relações interpessoais. Muito tem se discutido – e se comprovado, através de diversos estudos – sobre o papel dos alimentos na prevenção de doenças como o câncer. Conheça agora 10 alimentos que podem ajudar na prevenção dessa doença.

  1. SOJA: Importante principalmente no combate ao câncer de mama, a soja possui isoflavonas, um metabólito secundário de origem vegetal e que apresenta semelhança estrutural com o hormônio estrogênio, produzido no corpo humano – essas substâncias competem entre si pelos receptores presentes na células cancerígenas, que normalmente seriam ocupados pelo hormônio humano, servindo como um estimulante para o crescimento do tumor.
  2. FEIJÃO: Previnem a ocorrência de metástases, uma vez que é rico em substâncias que inibem a protease – uma enzima produzida pelas células malignas e que “abre espaço” para que ocorra invasão de tecidos adjacentes.
  3. LARANJA: Os radicais livres podem ter papel na formação de células malignas, uma vez que podem induzir alterações em nível de código genético – a vitamina C, um antioxidante presente abundantemente na laranja e em outras frutas cítricas, combate essas alterações. Os limonóides, outra substância também presente nas frutas cítricas e responsável por conferir a estas um sabor ligeiramente amargo, atua diretamente no combate ao câncer.
  4. ALHO: Atua neutralizando agentes cancerígenos e ainda retarda o crescimento do tumor, pois é rico em compostos de enxofre, que protegem contra o câncer.
  5. ESPINAFRE: Pessoas que consomem duas ou mais porções de espinafre por semana têm um menor índice de câncer como o de pulmão e de mama.
  6. TOMATE: O licopeno flavonoide presente em quantidades abundantes no tomate, é o responsável por lhe conferir a cor vermelha característica. Estudos atuais tem demonstrado que essa substância atua efetivamente contra as células tumorais, prevenindo o câncer de pulmão, útero, próstata e boca. Recomenda-se o consumo de quatro rodelas por dia dessa fruta, que também é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante.
  7. BRÓCOLIS: Assim como o repolho, possui o sulfuretano, que inibe o crescimento das células tumorais. Recomenda-se a ingestão de meia xícara de chá por dia.
  8. AZEITE DE OLIVA: Possui a capacidade de diminuir a expressão de genes que favoreceriam o crescimento tumoral (chamados oncogenes) através da ação dos polifenóis, presentes apenas no azeite de oliva extra virgem.
  9. PEIXES DE ÁGUA FRIA: Como salmão, sardinha, atum e pescada. São ricos em ômega 3 e funcionam melhorando o funcionamento do sistema de defesa do organismo (o sistema imunológico) para que esse combata as células cancerígenas.
  10. BETERRABA: Rica em licopeno, um antioxidante que previne lesões celulares que poderiam predispor o aparecimento celular tumoral.

Top