Vasco renasce em 2011 e volta a figurar como um dos grandes clubes do país

A temporada de 2011 marcou a ressurreição do Vasco para o futebol brasileiro. Depois de ficar dez anos sem conquistar um título de expressão…

Por Redacao em 27/12/2011

Título da Copa do Brasil resgatou o espírito vencedor dos vascaínos. (Foto/Divulgação)

A temporada de 2011 marcou a ressurreição do Vasco para o futebol brasileiro. Depois de ficar dez anos sem conquistar um título de expressão e amargar o rebaixamento para a Série B em 2008, a equipe carioca renasceu este ano e recuperou o orgulho do torcedor cruz-maltino.

Entretanto, o início da trajetória vascaína em 2011 apontava para mais um ano de decepções. Logo na taça guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Vasco foi eliminado na primeira fase. Diante do fracasso, a diretoria se mexeu e acertou a contratação do técnico Ricardo Gomes, substituindo PC Gusmão.

Já com Ricardo Gomes no comando, o Vasco fez uma boa campanha na taça rio, segundo turno, e chegou até a final do turno, onde foi derrotado pelo Flamengo na disputa por pênaltis. Apesar da derrota para o maior rival, a boa campanha encheu os vascaínos de esperança.

Renovado, o Vasco mostrou sua força na Copa do Brasil. Após eliminar Atlético Paranaense e Avaí, o trem bala da colina se garantiu na decisão do torneio contra o Coritiba. E na decisão, o Vasco fez valer seu passado de glórias e faturou o título, se garantindo na Libertadores de 2012.

No segundo semestre, com um título conquistado e a vaga no torneio continental assegurada, os críticos de futebol apostavam que o Vasco apenas cumpriria tabela no Brasileirão e na Copa Sul-Americana.

Porém, na prática a história foi bastante diferente. Empurrado pela sua torcida e por uma força descomunal de seu grupo de jogadores, o Vasco superou o desgaste físico e de maneira espetacular ficou com o vice-campeonato brasileiro e foi eliminado apenas nas semifinais da Copa Sul-Americana.

Com o espírito de vencedor recuperado, a torcida cruz-maltina iniciará a próxima temporada com um sentimento totalmente diferente do que acontecia em anos anteriores: no lugar da desconfiança entrou a esperança.

Top