Varizes na gravidez: como tratar, dicas

As varizes são problemas que podem surgir em qualquer fase da vida, porém durante a gravidez as chances do aparecimento delas são ainda maiores.…

Por Editorial MDT em 24/08/2012

As varizes são problemas que podem surgir em qualquer fase da vida, porém durante a gravidez as chances do aparecimento delas são ainda maiores. Tudo isso porque, nesta fase, ocorrem várias alterações hormonais e aumento da pressão nos vasos da pele devido a aumento do abdome. Pensando nisso, selecionamos dicas e tratamentos para varizes na gravidez. Confira.

As varizes são muito comuns durante a gravidez e podem ser causadas por vários fatores (Foto: divulgação).

O que são varizes

As varizes são veias dilatadas e defeituosas que aparecem nas pernas podendo causar dor, inchaço e até problemas mais graves, como as úlceras na pele. Elas podem se apresentar em três tipos, sendo pequenas linhas vermelhas, veias mais grossas de cor azulada ou nódulos mais espessos que saltam a pele.

As varizes podem aparecer durante a gravidez, pois com o crescimento do feto no útero começa a comprimir as veias na região do abdome. Além disso, ocorre um aumento de sangue circulando no corpo, aumento de peso e aumento de hormônios que podem causar dilatação das veias das pernas, gerando as varizes.

Principais causas do aparecimento de varizes

  • Sedentarismo;
  • Hereditariedade;
  • Uso de hormônios (como pílulas anticoncepcionais);
  • Aumento do peso.

    O uso de meias calças ajuda a prevenir as varizes durante a gravidez. (Foto: divulgação)

Veja também sobre os preços de cirurgia de varizes 

Dicas para evitar varizes na gravidez 

  • Pratique exercícios físicos leves (caminhadas, natação e hidroginástica);
  • Não permaneça por muito tempo parado na mesma posição (seja ela em pé, deitada ou sentada);
  • Evite ficar muito tempo de pé, por isso caminhe ou movimente as pernas;
  • Evite a exposição solar excessiva, pois prejudica a pele e aumenta as varizes;
  • Não fume, pois além de aumentar as chances de aparecer varizes, o cigarro faz mal ao bebê;
  • Evite saunas, banhos muito quentes ou hidromassagem, pois ajudam a dilatar ainda mais os vasos sanguíneos.
  • Sempre que possível, descanse os pés elevando-os na altura linear do quadril. Isso pode ser feito quando estiver sentada.
  • O uso de meias calças é uma excelente forma de prevenir as varizes durante a gravidez.

Como tratar as varizes na gravidez

1. As massagens e drenagem linfática são ótimas opções de tratamento e prevenção das varizes. Elas ajudam a ativar a circulação sanguínea das pernas melhorando também a textura da pele.

2. O mais indicado para as gestantes que apresentam varizes é procurar um angiologista ou médico vascular para avaliar a melhor forma de tratamento das varizes.

3.  A cirurgia das varizes é uma opção de tratamento, porém o ideal é que ela seja feita somente alguns meses após o nascimento do bebê.

4. Durante o período de amamentação, o tratamento mais comum é o laser, já que a mãe não pode usar nenhum tipo de química. Porém, que irá avaliar cada caso é o médico.

5. A escleroterapia química também é uma forma de tratamento onde se aplica uma substância para secar a veia. Esse tipo de tratamento só deve ser feito após o desmame do bebê.

6.  Existem ainda a chances das veias regrediram após três ou quatro meses após o parto, sendo desnecessário o tratamento.

A gestante não deve ficar muito tempo em pé, para evitar que as varizes se formem. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o tratamento de varizes a laser 

As varizes são veias que se dilatam devido a vários fatores. Durante a gravidez é comum seu aparecimento, pois o aumento da pressão sobre as veias do abdome pode fazer com que surjam as varizes nas pernas. Para evitar esse problema o ideal é adotar hábitos saudáveis durante a gestação, como praticar exercícios físicos. Os tratamentos devem ser feitos somente sobre orientação de um médico especialista.

Top