Vantagens do piso aquecido

Durante o inverno é importante manter a casa aquecida e reforçar a sensação de conforto. Neste período do ano, os moradores apostam em algumas…

O piso aquecido deixa os ambientes mais confortáveis e aconchegantes no inverno.

Durante o inverno é importante manter a casa aquecida e reforçar a sensação de conforto. Neste período do ano, os moradores apostam em algumas medidas simples para deixar a casa mais agradável e aconchegante, como a troca dos têxteis que decoram alguns ambientes da casa. Outra proposta que costuma funcionar é repaginar o revestimento.

O piso aquecido é um produto novo que já faz sucesso nas casas brasileiras. Ele funciona a partir de um sistema moderno e eficiente, capaz de conservar uma temperatura agradável nos principais cômodos da residência. Por essas e outras, o revestimento já se tornou alvo de grandes empresas que atuam no segmento.

Como funciona o piso aquecido?

Existem dois tipos de pisos aquecidos que atualmente são comercializados nas lojas especializadas: os elétricos e os hidráulicos. A primeira opção funciona por meio de uma tubulação de água aquecida a gás, instalada embaixo do concreto. Já o sistema de aquecimento por eletricidade provém de uma serpentina dentro do contrapiso, que se utiliza de cabos elétricos para esquentar o piso.

O piso aquecido pode ser hidráulico ou elétrico.

Os dois sistemas existentes para aquecimento de pisos são eficazes e permitem que os moradores controlem a temperatura nos dias de frio. No entanto, antes de optar por um tipo, vale conhecer detalhes a respeito da manutenção e custo-benefício de cada sistema. Lembre-se que sempre existem prós e contras quando se trata de construção.

Numa casa já construída, por exemplo, acaba saindo caro para instalar o piso aquecido via eletricidade, além do que aumenta os valores da conta de luz. A instalação de um sistema hidráulico também é trabalhosa e cara, por isso os interessados precisam estudar se a aposta é viável para o orçamento da obra.

Leia Também:  Biquínis para o Verão 2013, tendências

As principais vantagens do piso aquecido

O sistema de aquecimento permite o controle da temperatura em cada cômodo.

• Permite caminhar descalço pela casa nos dias de frio, sem desconforto nos pés;

• Permite o controle e monitoramento das temperaturas;

• Através dos sensores instalados nos pisos, é possível utilizar temperaturas diferentes nos cômodos;

• O piso aquecido é mais vantajoso do que o ar-condicionado ou aquecedor, isso porque ele garante um aquecimento homogêneo no espaço onde é instalado;

• Para que o calor seja transmitido de baixo para cima da melhor forma possível, é recomendado usar pisos frios na superfície, tais como cerâmica, mármore e porcelanato. No entanto, o revestimento com piso de madeira combinado ao sistema de aquecimento também tem bons resultados;

• Quando a colocação do piso aquecido é definida na planta da casa, os gastos serão menores do que modificar toda a superfície de uma moradia já pronta;

• Aquece o ambiente rapidamente e, muitas vezes, tem gasto energético inferior ao ar-condicionado;

• A temperatura se mantém uniforme em cada ambiente, além do que a umidade não é retirada do ar;

• Reduz a quantidade de mofo nos ambientes e, em consequência, diminui as crises de alergia.

 

Top