Vantagens de cortar o refrigerante da dieta

Vantagens de cortar o refrigerante da dieta

Os refrigerantes são conhecidos como “bebidas de calorias vazias”, ou seja, não oferecem nenhum benefício ao organismo do indivíduo, além do prazer de ingerí-lo.…

Por Editorial MDT em 29/08/2013

Os refrigerantes são conhecidos como “bebidas de calorias vazias”, ou seja, não oferecem nenhum benefício ao organismo do indivíduo, além do prazer de ingerí-lo. Por outro lado, essas bebidas gaseificadas possuem grande quantidade de açúcar e de sódio, o que pode trazer alguns malefícios à saúde do indivíduo. Conheça abaixo as vantagens de cortar o refrigerante da dieta.

O consumo exagerado do refrigerante pode afetar a dieta. (Foto: divulgação)

Obtendo o peso ideal

O consumo do refrigerante é um dos principais contribuintes para o aumento de peso e posterior, desenvolvimento da obesidade. Isso porque essa bebida possui altas taxas de calorias e quando ingerida em excesso, pode levar ao ganho de peso. Outro ponto a ser considerado, é que o consumo de refrigerantes pode fazer com que o indivíduo sinta fome antes da hora, colocando em risco, a dieta.

Evitando as pedras no rim

De acordo com estudos internacionais, consumir refrigerantes ou outras bebidas adocicadas, pode aumentar o risco de desenvolver pedras no rim em cerca de 23% a 33%. Isso ocorre, porque os refrigerantes possuem em sua composição, fosfato, uma substância que favorecem a formação dos cálculos.

Prevenindo o desenvolvimento do diabetes

Devido ao alto teor de açúcar e de grande quantidade de calorias, os refrigerantes levam ao aumento do peso, aumentando a chance de desenvolver diabetes. Dessa forma, abolir o refrigerante da alimentação é a uma das formas de prevenção do desenvolvimento do diabetes.

O refrigerante pode ocasionar o aumento do ganho de peso. (Foto divulgação)

Controlando a pressão alta

Especialistas afirmam que a redução do consumo de refrigerantes e de outras bebidas ricas em açúcar, ajuda a reduzir o aumento da pressão sanguínea. O consumo de refrigerantes pode favorecer a pressão alta, devido ao alto teor de sódio. Por isso, ao reduzir a ingestão da bebida, consequentemente, ocorre a redução do consumo de sódio, colaborando com o controle da pressão arterial.

Evitando a retenção de líquidos

Como já foi anteriormente mencionado, os refrigerantes possuem grande quantidade de sódio, em especial, os zero e light. Devido a isso, eles colaboram com a retenção de líquidos. Isso ocorre porque o organismo tenta obter um equilíbrio entre o controle do sódio e da água, por isso, quanto maior a quantidade de sódio, mais água o organismo ira reter.

Facilita o transito intestinal

Os refrigerantes são ricos em açúcar, além de possuir diversas substâncias químicas que prejudicam de forma direta a atuação das bactérias do intestino e que auxiliam na motilidade.  Como resultado, colaboram com o desenvolvimento da obstipação intestinal.

Saiba como cortar o refrigerante da dieta. (Foto: divulgação)

Muitos indivíduos são viciados em refrigerantes. Porém, apesar de ser uma bebida saborosa, ela traz diversos prejuízos ao organismo do individuo. Após conhecer mais sobre as vantagens de cortar o refrigerante da dieta, basta evitar o seu consumo e obter as vantagens.

 

Top