Vantagens da academia feminina

Nas academias tradicionais, homens e mulheres dividem o mesmo espaço. Para muitos, isso não acarreta problema algum. Para outros, porém, essa pode ser a…

Por Editorial MDT em 16/03/2013

Nas academias tradicionais, homens e mulheres dividem o mesmo espaço. Para muitos, isso não acarreta problema algum. Para outros, porém, essa pode ser a causa de constrangimentos e isso acaba até mesmo impedindo que a pessoa ingresse numa rotina de treinos que fariam bem à sua saúde. Engana-se quem pensa que essa relutância em entrar numa academia mista seja um problema apenas feminino. Muitos homens também deixam de frequentar tais ambientes, justamente por terem de dividir o espaço com mulheres.

Em ambientes homogêneos, a liberdade e a interação são maiores (Foto: Divulgação)

É sabido e inegável que, num grupo homogêneo, as pessoas se sentem mais à vontade e se entendem melhor. Isso é um fato, tanto para mulheres, quanto para homens. O ambiente da academia representa, para muitos, um lugar onde se cuida do corpo mas, também, uma oportunidade para paqueras ou olhares curiosos para os corpos alheios. Isso sem contar os maridos e esposas ciumentas. Uma das consequências disso é o clima de competição que pode pairar sobre tais lugares. Atualmente, é comum a escolha das melhores roupas para academia, além de uma produção que chega a causar espanto, com direito até mesmo à maquiagem. Por essas e outras, foram criadas academias femininas e as academias masculinas.  Veja algumas vantagens que os ambientes só para mulheres oferecem.

Maior liberdade

Posições constrangedoras não ganham olhares curiosos (Foto: Divulgação)

Entre as vantagens da academia feminina, está a maior liberdade para os treinos. Isso está relacionado aos motivos descritos acima, bem como à desenvoltura da mulher, na hora de realizar os exercícios. Muitas vezes, o treino exige posições constrangedoras. Porém, é mais fácil fazer poses extravagantes na frente de outras mulheres, do que sob os olhares masculinos. A liberdade é maior, quanto às roupas usadas, inclusive permitindo que elas sejam menores e mais decotadas, o que dá mais conforto e menos timidez, na hora do treino.

Treinos personalizados

Os treinos também são personalizados (Foto: Divulgação)

Muitas academias só para mulheres possuem aparelhagem diferenciada, que propiciam treinos mais seguros e mais rápidos, pois são elaborados para a anatomia feminina. Também existem aulas com circuitos de tempo menor, porém com intensidade maior, permitindo às mulheres um melhor aproveitamento de seus horários. Para finalizar, as aulas de dança ou outras modalidades podem ser muito melhor aproveitadas, pois em outras academias as alunas acabam se sentindo tímidas, enquanto são observadas por todos.

Nas academias onde não entram homens, as mulheres que desejam ficar mais à vontade, seja por quaisquer motivos, podem conseguir isso, usufruindo melhor dos benefícios das atividades físicas à sua saúde.

Saiba mais sobre os treinos da academia para mulheres e onde encontrar uma unidade:

Academia só para mulheres

Vai começar a treinar no inverno? Leia: Roupas ideais para malhar no inverno

Top