Qual é a diferença entre Valor Bruto e Valor Líquido?

Felipo Bellini 09/02/2022 Notícias

Valor bruto e valor líquido são duas categorias de valores que boa parte da sociedade não sabe diferenciar. Quem trabalha em RH já deve estar cansado de ouvir aquela pergunta: “O que são esses descontos no meu salário?”.

Entender a diferença entre salário bruto e salário líquido é essencial para saber quanto dinheiro terá na carteira assim que o pagamento cair, podendo se programar e manter o controle de suas finanças.

O que é o Valor Bruto?

Em suma, valor bruto é o saldo livre de qualquer desconto, como impostos e outras deduções. Essa quantia é acordada no momento da contratação, que pode ser vista no contracheque ou na carteira de trabalho.

O que é o Valor Bruto

Fonte/Reprodução: original

Além do salário bruto, nós podemos encontrar esse valor em diversos outros segmentos. Por exemplo, na emissão de um DANFE (documento auxiliar de nota fiscal eletrônica) podemos encontrar os seguintes valores:

Quando é utilizado o Valor Bruto?

Quando se trata de um funcionário, o salário bruto é utilizado para ter uma base para os cálculos de benefícios, dedução do imposto de renda, previdência social e demais impostos.

O valor bruto também deve ser considerado pelos lojistas no momento em que irão comprar e vender suas mercadorias. O valor bruto de suas vendas é a quantia total gerada por toda a mercadoria vendida, já o líquido é o lucro que o lojista irá ter após investir o dinheiro em novas mercadorias.

O que é o Valor Líquido?

De forma prática, o valor líquido é tudo aquilo que vai pra “seu bolso”. No salário, o valor líquido é encontrado após ser abatido do salário bruto todos os impostos e descontos.

Também, como citado em um exemplo anterior, o salário líquido também é referente a todo lucro adquirido por um empresário, após o mesmo já ter feito seus investimentos e pagos os devidos impostos.

Como o Valor Líquido é utilizado para cálculo em vendas?

O valor líquido nas vendas é conhecido como “rendimento líquido”. Todo investimento é passível de impostos e abatimentos, que serão descontados do retorno bruto que tal investimento irá gerar.

Independente do tipo de investimento feito, existem impostos e taxas que serão obrigatórios, tais como taxas administrativas, de custódia, de performance, dentre outros.

Quais são as diferenças entre o Valor Bruto e o Líquido

Aqui podemos destacar as principais diferenças entre o valor bruto e o valor líquido.

  • O valor bruto possui uma alta volatilidade, não sendo ideal para ser utilizado como base em orçamentos;
  • O valor líquido é o ideal para se ter uma margem de lucro;
  • O salário bruto é utilizado como base para o cálculo de impostos e benefícios;
  • O salário líquido é o valor que é depositado na conta do funcionário.

Por mais que muitas pessoas tenham dúvidas no início, entender a diferença entre ambos é bem simples e intuitivo.

Outros artigos

Contratar Empregada Mensalista

03/05/2011

Contratar Empregada Mensalista

Você está procurando contratar uma empregada doméstica para ajudar nos afazeres da casa? Se sim, recomendamos que leia esse artigo até o fim, pois daremos dicas ...

Vagas de Emprego Contax

01/02/2010

Vagas de Emprego Contax

Antes de falarmos sobre as Vagas de Emprego na Contax, vamos conhecer um pouco a Contax? Uma nova voz vem impulsionando o serviço de contact center no Brasil. Ate...