Vaidade infantil: Quais cosméticos podem ser usados por crianças?

As crianças de hoje buscam imitar o mundo adulto, usando roupas de marca, fazendo penteados da moda e, principalmente, usando maquiagens. Portanto, as grandes…

Por Editorial MDT em 30/11/2011

As crianças de hoje buscam imitar o mundo adulto, usando roupas de marca, fazendo penteados da moda e, principalmente, usando maquiagens. Portanto, as grandes marcas têm investido mais na vaidade infantil, que ganha adeptos cada vez mais jovens. As meninas saem de casa com batons, blushes, sombras e esmaltes coloridos, geralmente feitos para adultos e que podem causar danos à pele delas. Sendo assim, saiba quais cosméticos podem ser usados por crianças.

Os melhores cosméticos para serem usados pelas crianças são os desenvolvidos especialmente para elas. Entretanto, antes de comprá-los, verifique se são aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para tanto, eles têm que passar por testes que comprovem que podem ser facilmente removidos do rosto da criança, que não causem irritação, intoxicação e sensibilização e que tenham gosto amargo para prevenirem o uso oral. Os esmaltes precisam ser à base de água e removidos com acetona enquanto os batons e os brilhos labiais devem ter efeito temporário. Todos esses produtos devem ser antialérgicos.

Porém, antes de usá-los na menina, faça um teste, pois há crianças que têm peles extremamente sensíveis. Então, se ela apresentar vermelhidão no local que a maquiagem for aplicada, não a use mais para não deixar a sua pele ainda mais irritada.

Muitas meninas acabam usando os cosméticos que acompanham algumas bonecas. No entanto, eles não são confeccionados para peles humanas e, por isso, não devem ser utilizados por elas. Sendo assim, antes de dar uma boneca dessas de presente para uma criança, explique-lhe que a maquiagem é somente da boneca.

Os cremes anti-idade e os usados para acabarem com cravos e espinhas não podem ser usados por crianças, pois eles possuem ácidos que são prejudiciais à pele sensível delas, podendo causar queimaduras e alergias. Ela ainda está em formação e, portanto, é mais fina e delicada.

No caso de colônias, opte pelas que não têm álcool, com pouco ou com nenhum corante e com fragrâncias especiais para crianças para não lhes causar alergias. Há colônias desenvolvidas  para os pequenos. Portanto, essas são as melhores opções para deixar os seus filhos mais cheirosos.

Se a sua filha está virando uma mocinha, deixe que ela se enfeite com maquiagens, contanto que sejam confeccionadas para a pele sensível e delicada dela. Assim, ela ficará linda e com a pele macia.

 

 

 

 

 

 

Top