Vagas para Trabalhar em Portugal 2021

Isabella 27/08/2021 Empregos

Está em busca de vagas para trabalhar em Portugal 2021? A dúvida mais frequente de quem quer emigrar para terras lusitanas é se existem empregos para brasileiros em Portugal.

Saiba que é preciso estudar muito bem o mercado, entender as exigências e analisar a situação antes de se mudar para o país.

Continue lendo para entender como é o mercado para brasileiros, áreas mais promissoras e muito mais.

Empregos para brasileiros em Portugal

Para brasileiros ou não, a verdade é que as taxas de desemprego em Portugal voltaram a subir com a pandemia e o cenário pode não ser positivo para conseguir emprego agora.

Isso porque em maio de 2021 a taxa de desemprego fechou em 7,2% (valor mais recente publicado pelo Instituto Nacional de Estatística – INE), um crescimento considerável tendo em vista a redução constante observada nos últimos anos.

Porém, segundo as previsões da Comissão Europeia, o desemprego deve diminuir. É esperado que no fim de 2021 a taxa seja de 6,8% e em 2022 seja de 6,5%.

Como brasileiro pode trabalhar em Portugal?

Tenha em mente que o primeiro passo para trabalhar em Portugal sendo brasileiro é definir como será o processo de migração. Existem duas possibilidades para trabalhar no país, sendo elas:

Visto de trabalho

O visto de trabalho é essencial para viver e trabalhar legalmente em Portugal. Ele é emitido ainda no Brasil e deve ser solicitado após conseguir um contrato de trabalho no país.

Além do visto tradicional para trabalho, existem ainda outras categorias de visto, como:

  • Tech Visa: focado especialmente em profissionais que trabalham com tecnologia;
  • Visto D2: para empreendedores e freelancers.

Vale destacar que o visto de estudo em Portugal também permite trabalhar desde que atenda algumas condições, como não haver conflito de horário com as aulas.

Cidadania europeia

Existe apenas uma situação na qual o visto deixa de ser necessário, quando o imigrante tem cidadania europeia. Ela pode ser de qualquer um dos países membros da União Europeia e permite viver legalmente em Portugal.

Possuindo cidadania europeia é possível viver e trabalhar em Portugal legalmente sendo brasileiro.

Outro ponto importante é que o contrato ou promessa de trabalho é obrigatório para solicitar o visto para Portugal. Por isso, não recomendamos que você se mude para Portugal sem um trabalho garantido, com o contrato necessário para realizar a solicitação do visto.

São muitos os brasileiros que entram em Portugal como turistas e começam a trabalhar. Essa não é maneira correta e pode gerar muitos problemas, desde multas no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) para se regularizar, até conseguir empregos que não garantem os direitos dos trabalhadores.

Por isso, mesmo que o processo seja demorado, planeje-se bem e comece a busca por um emprego com antecedência (ainda no Brasil) para se mudar com tudo garantido, inclusive, com o visto correto.

Como conseguir uma vaga para trabalhar em Portugal?

Sabemos que a internet é a melhor aliada de quem precisa procurar emprego, e em Portugal não é diferente. Especialmente quando a busca é realizada no Brasil, sites especializados em vagas e oportunidades de trabalho são fundamentais para iniciar o processo.

Sites de emprego

Há muitos sites de emprego em Portugal, alguns específicos para certas áreas, outros mais generalistas. Busque fazer pesquisas periódicas, pois a maioria das plataformas divulga novas vagas diariamente. Entre os principais sites, estão:

LinkedIn

Quem usa o linkedin sabe que essa é a principal rede social com foco na carreira dos usuários. Por isso, é uma importante ferramenta para colocação no mercado de trabalho em Portugal, uma vez que apresenta boas ofertas de emprego.

Mantenha o perfil no LinkedIn completo e atualizado, é importante que os detalhes da sua carreira sejam apresentados de forma clara, assim como as habilidades e competências para desenvolver o trabalho. Uma dica importante é manter o perfil em inglês, muitos recrutadores fazem parte de empresas multinacionais e isso é essencial para que seu perfil seja encontrado.

Grupos de Facebook

Existem também grupos de Facebook focados em conseguir emprego em Portugal. Assim como qualquer grupo de Facebook, é preciso ser cuidadoso para não cair em golpes ou mesmo situações piores.

Fique atento aos tipos de vagas, peça sempre referências sobre a empresa e pesquise sobre ela na internet. Além disso, não faça a viagem sem ter  o contrato de trabalho em mãos e sem o visto emitido corretamente. 

Adapte o seu currículo para Portugal

Em Portugal, assim como na maioria dos países europeus, o modelo de currículo mais usado é o Europass.Sendo assim, busque adaptar seu currículo a esse modelo, dessa forma você será melhor avaliado nos processos seletivos do país.

Fique atento também aos itens que são valorizados no currículo, entenda quais são eles e como você pode incluí-los nas suas habilidades.

Quanto ganha um brasileiro em Portugal?

Entenda que o salário de um brasileiro em Portugal vai depender de vários aspectos, desde a sua qualificação, até a área na qual está inserido no mercado de trabalho.

Porém, é preciso considerar que o salário mínimo em Portugal, em 2021, é de 665€ e o salário médio é de 1.227€ brutos (dados referentes ao primeiro trimestre de 2021). Ou seja, os salários no país, de modo geral, se aproximam muito do valor mínimo, a verdade é que são poucas as oportunidades de emprego que ultrapassam o valor médio.

Mas claro que cada área tem suas especificidades e é preciso entender a realidade de cada profissão.

Profissões em alta em Portugal

Existem algumas áreas em alta de empregos para brasileiros em Portugal. Marketing, Direito, Contabilidade, Finanças, Recursos Humanos, Logística e Construção civil são algumas delas.

Comércio

Uma área muito admirada pelos portugueses e um bom setor de empregos para brasileiros em Portugal é o comércio. De acordo com os lusitanos, os brasileiros têm facilidade para vender produtos.

Profissionais de TI

Portugal possui mão de obra escassa em determinadas áreas e uma das principais é a de Tecnologia da Informação (TI). Por isso, essa é uma ótima oportunidade para os brasileiros formados em cursos deste campo.

Profissionais na área de saúde

Profissionais brasileiros da área de saúde também são reconhecidos em Portugal, especialmente os dentistas. No entanto, é importante saber que é preciso validar o diploma de dentista em Portugal para exercer legalmente a profissão.

Estética

Muitos brasileiros vêm atuando na área estética de Portugal. Isso acontece porque o Brasil possui um forte mercado neste setor. A referência de excelente qualidade dos serviços oferecidos em nosso país, faz com que a busca por profissionais brasileiros para trabalhar como esteticista em Portugal seja grande.

Vagas para trabalhar em Portugal 2021

Para facilitar a sua vida, nós fizemos uma busca nos principais sites de emprego em Portugal e selecionamos algumas vagas que estão abertas.

Confira a seleção:

  • Desenvolvedor de Javascript em Aveiro: conhecimentos técnicos da área e idioma inglês obrigatório;
  • Engenheiro projetista de redes hidráulicas em Coimbra: formação em Engenharia Civil, inscrição na Ordem Profissional e experiência comprovada em redes hidráulicas e de gás;
  • Diretor de Loja em Lisboa: terá como principais responsabilidades gerir de forma eficiente e eficaz a loja, promovendo o desenvolvimento constante das competências da sua equipa, assim como, o alinhamento da mesma com os objetivos da loja. Este profissional ficará responsável por realizar toda a gestão e análise de indicadores de loja, bem como, pela gestão do aprovisionamento e stocks da loja. Deverá ainda analisar a produtividade e performance da loja, como as vendas, fluxos, quebras ou rupturas.

Gostou das dicas? Agora basta procurar a vaga ideal para você em Portugal.

Outros artigos

Vagas Para Tutores a Distância 2010-2011

12/05/2010

Vagas Para Tutores a Distância 2010-2011

Esta sendo realizado no Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ oportunidades para inscrições para vagas de Tutor 2010-2011....