Vagas para Estágio 2012: Nível Superior

Nos dias atuais uma educação melhor e maior qualidade de vida tem incentivado muitos, principalmente os jovens, a buscar o Ensino Superior. Faculdades e universidades cada vez mais acessíveis e programas do governo de incentivo a Educação Superior como o FIES ( Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni ( Programa Universidade Para todos) entre outros, tem facilitado o ingresso do jovem de classe média-baixa a ingressar em um curso de graduação.

A importância na escolha do curso

Com uma gama de opções, a escolha do curso superior normalmente se faz por um retorno financeiro maior ou fácil inserção no mercado de trabalho. Entre os cursos mais procurados hoje no Brasil estão os cursos de Engenharia Civil, Medicina, Direito, Administração, Publicidade, Educação Física, Ciências Biológicas, Recursos Humanos, Logística, entre outros.

A escolha do curso é importante, porém, atualmente, não garante um ingresso rápido no mercado de trabalho, uma vez que muitas empresas procuram funcionários com experiência. Por isso, os estágios têm se tornado cada vez mais comum e procurado entre os universitários.

Onde posso encontrar um estágio?

Em decorrência da grande demanda de universitários à procura de uma oportunidade, muitas universidades têm formado programas de estágio e parcerias com empresas. Entretanto, existem também os sites que o graduando pode acessar para se candidatar ao tão sonhado estágio.

Um site muito conhecido e procurado é o CIEE (www.ciee.org.br) que por suas parcerias com empresas e diversas prefeituras, incluindo a prefeitura do estado de São Paulo, possui muitas oportunidades, algumas com boas remunerações. E além de estágios, o CIEE disponibiliza também uma gama de cursos e dicas preparatórias para o ingresso no mercado de trabalho.

Outro portal muito acessado é o NUBE ( www.nube.com.br) que possui parceria com empresas de diversos estados. Dessa forma, a quantidade de oportunidades é muito grande e a média de remuneração varia entre R$ 300 e R$ 2.000, podendo ser mais baixo ou mais alto dependendo do curso e da região.

Há ainda diversos sites como o Estagios.com( www.estagios.com.br) e a Abre (www.portalabre.com.br ). Lembrando que muitas vezes as regiões possuem instituições próprias para fornecer estágios, normalmente vinculadas à prefeitura. Além disso,  muitas empresas abrem programas de estágios próprios, sendo assim, vale a pena verificar nas empresas de sua área para ver se esse não é o caso delas.

Hoje, pela grande procura de estágio e ainda um número baixo de vagas, existem outras opções para ‘turbinar’ o currículo. Uma boa opção são os cursos complementares que podem te dar uma complementação na área de atuação e um diferencial no currículo. É possível encontrar cursos gratuitos em instituições como Senai, Senac, entre outros e quanto mais cedo começar a fazê-los, melhor.

Agora é só você analisar suas opções e aproveitar as oportunidades que aparecerem, pois o mercado de trabalho procura profissionais cada vez mais capacitados. Então mãos à obra.

Reply