Vagas para cursos técnicos IFSP 2012: inscrições

Nos últimos anos, ouve uma expansão significativa no acesso ao ensino técnico e superior. Com esta mudança, o jovem passou a gozar de maiores…

Por Paulo Lima em 19/04/2012

As inscrições para o processo seletivo 2012 do IFSP começam no dia 30 de abril.

Nos últimos anos, ouve uma expansão significativa no acesso ao ensino técnico e superior. Com esta mudança, o jovem passou a gozar de maiores oportunidades para entrar na universidade pública e ter uma formação de qualidade.

Se você sonha com uma vaga no ensino superior, saiba que várias instituições estão com inscrições abertas para o processo seletivo de inverno. Este é o caso do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), que vai oferecer 3.220 vagas para cursos técnicos presenciais e a distância.

Os interessados devem se inscrever para o vestibular através do site da Vunesp entre os dias 30 de abril e primeiro de junho. A taxa é de R$20,00. No momento do cadastro, é preciso escolher o curso e o campus ou polo que o candidato deseja, pois a prova será aplicada para todos os campi no mesmo dia e horário.

No total, o Instituto está oferecendo 2.320 para campus espalhados por todo o estado.

O Instituto também está oferecendo isenção do pagamento da taxa para candidatos de baixa renda. O período para a solicitação do benefício vai do dia 23 e abril a 22 de maio. Para efetuar o pedido, é necessário preencher um formulário disponível na página da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista e levá-lo até a unidade para a qual o estudante se inscreveu.

O exame está previsto para o dia primeiro de julho, com duração de quatro horas. A prova terá 50 questões (até então eram 74), as quais estarão divididas entre as matérias de biologia, física, matemática, química, geografia, história, literatura e língua portuguesa.

A prova será aplicada no dia 1º de julho e terá quatro horas de duração.

Entre o total de vagas oferecidas, 2.320 serão distribuídas para cursos presenciais nos campus de Araraquara, Barretos, Birigui, Campos do Jordão, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, São Carlos, São José dos Campos, São Paulo, São Roque, Votuporanga, Suzano, Itapetininga, Guarulhos, Campos do Jordão, Avaré, Boituva, Capivari, São João da Boa Vista, Presidente Epitácio, Piracicaba e Registro.

Já as 900 vagas na modalidade de ensino a distância são para os cursos de informática para internet e administração, oferecidos pelos pólos de Barretos, Franca, Itapetininga, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Tarumã, Guaratinguetá e Araras.

A lista dos classificados e as datas para a matrícula da primeira chamada serão divulgadas no dia 18 de julho na internet como nas unidades do instituto. Outras informações sobre o processo seletivo IFSP 2012 você encontra disponível em seu edital.

Top