Vagas em Guarulhos para Residência Médica 2010

PUBLICIDADE

A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de Setembro de 1977 e, segundo o Ministério da Educação, se constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

Importante é informar que embora existam outros Cursos de Especialização Médica que são ministrados por instituições universitárias e que seguem as normas da RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 1, DE 3 DE ABRIL DE 2001, com programas idênticos ou superiores aos cursos de Residência Médica, os formandos destes cursos de especialização não terão validação ou equivalência ao Título de Residência Médica. A estes profissionais são negadas as vantagens de obter o registro de especialista automaticamente após a conclusão do curso junto aos CRMs (sendo os mesmos obrigados a submissão a exame probatório da sociedade de sua respectiva especialidade para tal), obter pontuação em concursos públicos, entre outras implicações, no entanto não são impedidos de exercer a profissão conforme decisão.

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

PUBLICIDADE

Relação de Programas de Residência Médica*

Relação de especialidades reconhecidas pela CNRM
Legislação específica e atas
Sistema da Comissão Nacional de Residência Médica
Composição da Comissão Nacional de Residência Médica

Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem)
Consulta de Certificados (com as informações atualizadas no novo SisCNRM)

* Os presentes dados foram extraídos do Sistema da CNRM (http://siscnrm.mec.gov.br), que se encontra em processo de atualização. Assim, alguns dados podem não conferir com a realidade.

PUBLICIDADE

Vagas em Guarulhos para residência médica 2010. Foram abertas inscrições na rede municipal de saúde de Guarulhos (SP) onde são oferecidas seis vagas de residência médica na área de Medicina da Família e Comunidade.

Os aprovados terão direito a bolsa mensal de R$ 4,5 mil.

PUBLICIDADE

Os interessados nas oportunidades deverão fazer inscrição a partir das 8 horas do dia 20 de janeiro até a meia-noite do dia 29, através do site http://www.guarulhos.sp.gov.br/.

Será cobrada taxa de inscrição no valor de 70 reais, esta poderá ser paga até 1º de fevereiro.

A seleção será composta de prova objetiva, prova prática e entrevista com análise curricular.

PUBLICIDADE

Exigência para se candidatar: serão aceitas as inscrições de médicos que não tenham participado de outro programa de residência na área que seja credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação.

Os editais estão disponíveis nas publicações no site do Diário Oficial de Guarulhos.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.