Vagas de Empregos para Bombeiro Civil

No Brasil, a profissão de Bombeiro Civil está regulamentada pelo Art. 2o da Lei Federal 11.901, de 12 de janeiro de 2009. Segundo tal…

Por Redacao em 08/07/2011

No Brasil, a profissão de Bombeiro Civil está regulamentada pelo Art. 2o da Lei Federal 11.901, de 12 de janeiro de 2009. Segundo tal Lei o “Bombeiro Civil, aquele que, habilitado nos termos desta Lei, exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio”.

Isso quer dizer que o Bombeiro Civil tem função diferente da do Bombeiro Militar, bem como formações diferentes. O bombeiro civil não é autoridade, nem tem função ou poder de policia, tão pouco passe livre ou qualquer benefício concedido a seus pares.

Mas a profissão é muito importante para as empresas que contam com seus serviços. São eles que prestam as primeiras providencias em caso de inicio de incêndio ou no caso de alguém começar a passar mal, com um ataque cardíaco, por exemplo, dentro de um estabelecimento.

Este profissional deve ter uma formação consistente e condizente com sua função, com grande conteúdo técnico e profissional e capaz de agir com ética, responsabilidade e muito compromisso. Infelizmente, muitos centros de formação não prestam o devido treinamento à esses profissionais, mas essa discussão fica para outra oportunidade.

Com jornada de trabalho é trinta e seis horas semanais, o profissional tem direito a uniforme especial pagos pelo empregador, seguro de vida e adicional de periculosidade de 30% do salário mensal. Fora as gratificações e participações nos lucros, no caso de algumas empresas.

Muitas vezes, a própria escola que ministra o curso acaba por encaminhar o recém-formado para uma vaga em empresas. Mas se você já é formado, esse não é o seu caso.

Em uma busca pela internet, encontramos mais de 100 vagas disponíveis para inicio imediato. O salário é de cerca de R$ 1.000,00, um pouco baixa no inicio, mas ela pode chegar a R$ 2.000,00 no caso de emprego de supervisão.

A área de atuação é extensa, pois esse profissional entre os membros de uma equipe é requisito obrigatório em várias empresas, bancos, metrôs, rodoviárias, dentre outros locais.

Por ser muitas vezes contratado por meio de empresas terceirizadas, encontrar vagas anunciadas em sites de emprego é mais difícil. O ideal é ir até agências de RH, ou empresas que terceirizem esse serviço e se informar sobre vagas, deixar o seu currículo e esperar ser chamado.

Escolher um curso preparatório de qualidade é um diferencial na hora de selecionar o candidato. Bem como a realização de cursos de aperfeiçoamento, pois como a área é ampla, possuir conhecimentos específicos e aprofundados é sempre uma forma de se sobressair entre os concorrentes.

A regra é sempre a mesma: se qualificar sempre e nunca parar de procurar por uma vaga e por melhores oportunidades.

Top